Saúde

publicidade
08 de junho de 2012 • 21h24

11 formas naturais de ter mais disposição e energia

Alguns hábitos simples como beber água e comer maça podem ajudá-la a espantar a fadiga
Foto: Getty Images
 

O seu cansaço pode ser resultado de hábitos ruins. O que você come, como você se mexe e até como você respira pode influenciar nos seus níveis de energia. Por isso, a revista Shape reuniu 11 dicas de especialistas para espantar a fadiga.

Pressione seu timo
“O timo está localizado no centro da parte superior do seu peito, abaixo da cravicula, entre os seus seios. Quando você dá um tapinha nessa área desencadeia a produção de células T, que aumentam a energia, a força e a vitalidade e aliviam o estresse”, afirma Maruan Buck-Murray, nutricionista e terapeuta de Técnica de Liberação emocional (EFT). Para um aumento instantâneo de energia ela recomenda dar tapinhas com as pontas do dedo nessa região por 20 segundos, enquanto respira de forma lenta e profunda.

Tome sol
Não surpreende que você se sinta cansada dentro de um escritório frio e com luz artificial. Escape para a área externa para curtir a luz do sol por 15 a 20 minutos. “O sol nos dá energia e melhora nosso humor”, garante Lorraine Maita, autora de Vibrance for Life: How to Live Younger and Healthier (sem versão em português).

Beba chá verde
Se café costuma ser sua solução para mantê-la acordada, experimente trocá-lo por chá verde. “Esse chá possui cafeína e, segundo diversos estudos, ainda ajuda a emagrecer”, diz Elizabeth Tratter, especialista em medicina integrativa. Então além de ganhar energia você ainda pode eliminar as gorduras extras. Preferir o chá verde na parte da tarde também diminui o risco de ter problemas para dormir a noite, já que possui menos cafeína que o café.

Estique-se
Levantar da cadeira de vez em quando vai ajuda-la a se sentir menos cansada. “Nunca fique sentada por muito tempo. Seus vasos sanguíneos tem uma tendência natural a se contrair durante períodos em que o corpo está inativo. Isso diminui sua energia e faz você se sentir mais cansada, mesmo quando não está com sono”, explica o médico Moshe Lewis. Então, levante-se e dê uma volta por alguns minutos. Isso vai até torna-la mais produtiva.

Dê um descanso para seu cérebro
“Da próxima vez que estiver lutando para não cochilar em sua mesa, tente piscar mais”, sugere Douglas N. Graham, autor de The 80/10/10 Diet (sem versão em português). Segundo ele, devemos piscar de 10 a 20 vezes por segundo enquanto lemos, assistimos TV, ou estamos no computador. Em cada piscada o cérebro tira rápidas férias.

Tome uma vitamina verde
Experimente ingerir um suco nutritivo pela manhã. Em um liquidificador, bata de 2 a 4 folhas de couve, de 2 a 4 folhas de alface, 1 pedaço de gengibre, metade de um limão sem sementes, uma maça e, se quiser adicione um dente de alho para dar uma força extra para seu sistema imunológico. “Você ainda pode adicionar cenoura, verduras escuras, beterraba, laranja ou pera no lugar da maça para dar um sabor diferente ao suco”, sugere a nutricionista Joanna Chodorowska.

Integre com amigos cheios de energia
Ficar rodeada de pessoas ajuda a motivá-la e ajudar a revitalizar seu corpo e sua mente. “Saia com amigos com boa energia. O humor e entusiasmo deles passa rapidamente para você”, afirma Graham.

Respire fundo
“Aprender a inspirar e expirar completamente é uma das melhores formas de se energizar”, diz Laurel Clark, presidente da Escola de Metafisica de Windyville, nos EUA. Da próxima vez que precisar de um gás extra tente o exercício recomendado por ele: Sente-se com a coluna reta e feche os olhos. Foque sua atenção em sua respiração e inspire contando até seis. Segure o ar e conte até três e tencione todos os músculos do seu corpo. Expire contando até seis, eliminando todo o ar enquanto relaxa seus músculos. Espere por três segundos e repita novamente. “Depois de um tempo você pode deixar de tencionar e relaxar e se concentrar apenas na respiração”, aconselha.

Sente-se direito
"Mudar sua postura pode lhe dar mais energia imediatamente”, garante a professora de postura Dana Davis. De acordo com ela, normalmente nos sentamos ou levantamos com ombros, pescoço e cabeça virados para frente, o que pode afetar as artérias que levam sangue para o cérebro. “Nossa postura incorreta também exige muita energia, pois os músculos tem que fazer o trabalho que os ossos devem fazer”, justifica. Então, para diminuir  estresse e a fadiga procure sentar de forma alinhada.

Coma uma maça
É normal recorrer a doces, especialmente chocolate, quando os níveis de energia estão lá embaixo. Porém, isso terá um efeito curto e depois vai deixar você ainda mais cansada. Ao invés disso coma uma maça. “Essa fruta é uma ótima escolha de lanche no meio da tarde, pois é energizante. Rica em vitamina C, fibra e carboidratos complexos a maça dá energia e estabiliza a quantidade de açúcar no sangue", explica a nutricionista Peggy Kotsopoulos. Uma pesquisa realizada na Universidade da Florida ainda indica que os antioxidantes encontrados na maça também ajudam a diminuir o colesterol ruim, tem poder anti-inflamatório e previne o envelhecimento precoce.

Tome bastante água
“O motivo mais comum para fadiga é a desidratação, pois se não há liquido suficiente no seu corpo o volume de sangue cai, fazendo com que seu corpo tenha que trabalhar mais para continuar levando oxigênio e nutrientes para as células”, informa Lotsopoulos. Desidratação também pode causar perda de memória e tontura. Garanta que está tomando bastante água durante o dia especialmente quando sentir que a energia anda baixa.


 

Terra Terra