PUBLICIDADE

Aprenda como eliminar os mosquitos da sua casa

Erradicar os mosquitos de forma permanente é uma discussão polêmica, mas há alternativas seguras para mantê-los afastados do seu dia a dia

1 fev 2016 - 15h37
Compartilhar
Exibir comentários

A propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, incentiva a população a encontrar maneiras de como acabar com os pernilongos. Mesmo aqueles que não transmitem doenças podem se tornar um desconforto para a família toda.

Foto: Alina Souza/Palácio Piratin

Por outro lado, a erradicação permanente rende discussões no meio científico. Atualmente existem, em média, 3,5 mil espécies conhecidas e a maioria não incomoda humanos ou causa qualquer problema.

Estudos apontam que apenas as fêmeas de 6% das espécies picam e sugam o sangue humano para desenvolver seus ovos. Entre elas, menos da metade carrega parasitas que causam doenças. Além do Aedes aegypti, os mosquitos Aedes albopictus e Anopheles gambiae também são considerados mortais.

Em entrevista para o jornal The New York Times, a bióloga Olivia Judson se disse a favor do extermínio de 30 espécies de pernilongos. Segundo ela, isso poderia salvar um milhão de vidas e só diminuiria "a diversidade genética da família dos mosquitos em 1%".

Em contraponto, outros pesquisadores afirmam que a eliminação completa dos mosquitos poderia ser "perigosa e trazer efeitos indesejados". Segundo Phil Lounibos, entomólogo da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, a erradicação poderia ter efeitos em toda a cadeia alimentar e na flora, pois esses insetos também agem como polinizadores.

Mas há algumas alternativas para eliminar o problema do dia a dia de maneira segura. Confira em quais atitudes você pode apostar para afastar os insetos da sua casa.

1. Deixe portas e janelas fechadas

Uma das maneiras mais eficazes de acabar com os pernilongos é manter portas e janelas fechadas. O uso de telas também é recomendado.

2. Opte por repelentes naturais

O uso de industrializados até pode ser uma boa alternativa, mas especialistas afirmam que esses produtos devem ser utilizados apenas em emergências. É que os insetos criam resistência rapidamente e, assim, quanto mais o spray for utilizado, mais forte ficará o pernilongo. Além disso, o uso constante desses repelentes pode causar alergias e reações na pele.

A alternativa é utilizar óleos e essências à base de citronela, pois a substância é considerada um repelente natural. Pulverizar o ambiente ou acender uma vela são algumas opções.

3. Mantenha baixas temperaturas

Os mosquitos não gostam de temperaturas mais baixas e, por isso, tendem a se afastar quando há o uso de ar-condicionado ou de ventilador. Se você quer acabar com os pernilongos e outros insetos, essa pode ser uma boa opção.

4. Acabe com a água parada

A prevenção é muito importante. Para evitar que mosquitos como o Aedes aegypti se proliferem, os focos de água parada devem ser eliminados. Fossas, caixas d'água, pneus, garrafas abertas e pratos de plantas são alguns dos locais onde pode haver reprodução.

Mãe de meninas com microcefalia inicia grupo no WhatsApp:
Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade