0

Aprenda como preparar remédios caseiros com ervas medicinais

  • separator
  • comentários

Sucos calmantes, compressas, infusões cicatrizantes e xaropes estão entre os remédios caseiros que podem ser preparados em casa com ervas medicinais. E ter uma horta pode ser mais fácil do que se imagina. Segundo a paisagista e agrônoma Ana Pastoril, da Grama Fresca, um simples vaso ou mesmo nos canteiros da horta ou jardim podemos cultivá-las com sucesso. "Basta preparar o espaço retirando inços, pedras e plantas secas ou não desejadas. Depois disso, o bom é arejar o solo, revolvendo numa profundidade de 15 cm pelo menos", ensina a profissional.

Além de embelezar o jardim, as ervas medicinais podem ajudar com a saúde
Além de embelezar o jardim, as ervas medicinais podem ajudar com a saúde
Foto: Getty Images

Infográfico: Saiba mais sobre sucos funcionais e veja receitas
Infográfico: Confira receitas caseiras de beleza que não prejudicam a pele ou cabelos

Outra dica dada por Ana é que a adição de composto orgânico de vegetais e adubo animal curtido garantirá o bom desenvolvimento das plantas. "Importante também é escolher as plantas para colocar no canteiro que tenham o mesmo tipo de necessidade de luminosidade e umidade", orienta. Regar para completa aderência do substrato ao redor do torrão para que a água chegue às raízes também é imprecindível.

Agora que você já sabe como começar os trabalhos, conheça oito espécies comuns quando o assunto o uso das ervas medicinais. Depois disso, é só aproveitar as receitas caseiras que a paisagista indicou.

Malva - Infusão cicatrizante. Eficiente em gargarejos para dor de garganta e bochechos contra gengivite. Receita: ferva uma xícara de água, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa da planta fresca. A infusão deve descansar por dez minutos e ser usada ainda morna.

Capim-limão - Suco digestivo e calmante. Receita: faça um litro de limonada (água, suco de dois limões e açúcar a gosto) e acrescente uma xícara de chá de capim-limão. Bata bem e coe duas vezes para tirar o excesso de fibras cortantes.

Guaco - Xarope expectorante e broncodilatador. Ótimo para controlar tosses.

Receita: derreta 200 g de açúcar com cravo, canela e um limão (cortado em quatro, com casca). Acrescente 500 ml de água e sete folhas de guaco. Deixe apurar, apague o fogo e coloque uma colher de sopa de camomila. Coe a mistura e tome uma colher duas vezes por dia.

Hortelã - Água refrescante para enjoos. Receita: acrescente um maço de hortelã, rodelas de laranja e de limão-siciliano em um litro de água.

Boldo - Água digestiva, indicada para problemas hepáticos. Também dá realce à pele, se consumida por uma semana. Receita: para ½ copo de água gelada, coloque uma folha grande de boldo. Deixe descansar por dez minutos antes de ingeri-la.

Melissa - Infusão calmante. Receita: ferva um litro de água, desligue o fogo e acrescente duas partes de capim-limão, uma parte de melissa e ½ parte de manjericão. Espere dez minutos até consumi-la.

Arnica - Tintura ideal para aliviar as dores de contusões e torções. Receita: coloque 20 g de arnica em 100 ml de álcool e deixe descansar por dez dias. Armazene o concentrado em uma garrafa bem fechada e, quando necessário, dilua em ½ litro de água. Passe sobre a contusão. Importante: não use a tintura em feridas abertas.

Poejo - Compressa calmante, eficaz contra picadas de insetos. Receita: lave as folhas do poejo e coloque sobre as picadas. A planta alivia o incômodo da coceira.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade