PUBLICIDADE

Bachelet visita chilena de 14 anos que pediu eutanásia

28 fev 2015 - 14h12
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, visitou neste sábado uma adolescente de 14 anos que sofre de uma grave doença respiratória e que comoveu o país depois de pedir diretamente a ela a eutanásia.

Bachelet visitou de forma particular a jovem Valentina Maureira, que se encontra internada no Hospital Clínico da Universidade Católica.

Ela foi acompanhada pela ministra da Saúde, Carmen Castillo. A visita não foi anunciada na agenda da presidente e durou cerca de meia hora. Os meios de comunicação foram informados da atividade depois que o governo publicou uma fotografia no Twitter.

A menina comoveu o Chile ao pedir a eutanásia diretamente a Bachelet, em um vídeo gravado por ela com seu telefone celular no hospital e publicado no YouTube.

"Peço para falar urgente com a presidente porque estou cansada de viver com esta doença", declarou no vídeo, compartilhado milhares de vezes nas redes sociais.

"Ela pode autorizar uma injeção para que eu durma para sempre", acrescentou a menina no vídeo, que, segundo seus pais, foi gravado sem sua autorização.

O pedido foi rejeitado na quinta-feira pelo governo chileno.

"A lei em vigor no Chile não permite que o Governo conceda uma solicitação desta natureza", declarou o porta-voz oficial, Alvaro Elizalde.

O porta-voz acrescentou que o governo fornecerá auxílio psicológico à menina e a sua família.

A menor sofre de fibrose cística e seu quadro é estável.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade