PUBLICIDADE

Ban elogia Cuba por enviar equipes médicas para combater ebola na África

12 set 2014 - 14h44
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comemorou a decisão de Cuba de enviar 165 profissionais da área de saúde para a África para lutar contra o ebola e encorajou outros países a fazer o mesmo.

"O secretário-geral recebe com satisfação o anúncio feito pelo governo cubano", disse o porta-voz de Ban, Stéphane Dujarric, durante sua entrevista coletiva diária.

A ONU também agradeceu a mobilização da União Africana e as ajudas oferecidas por outros países, entre eles os Estados Unidos e o Reino Unido.

"O secretário-geral dá boas-vindas a estes sinais de solidariedade, em particular ao envio de equipamentos médicos qualificados", disse o porta-voz de Ban, que convocou "mais países e organizações a se movimentar rapidamente para apoiar os governos dos países afetados".

O secretário-geral da ONU repetiu seu pedido para que nenhum país feche a entrada às pessoas que chegam da Guiné, Libéria e Serra Leoa e pediu às companhias aéreas e empresas de transporte marítimo que mantenham suas conexões com esses países.

"Isolar os países pode causar mais danos e atrasar os esforços para deter o vírus do ebola em lugar de prevenir sua expansão", disse Dujarric.

A ONU ativou nesta semana um mecanismo de crise para dar uma resposta global à epidemia e o próprio Ban conversou nos últimos dias com vários líderes internacionais para pedir apoio.

O secretário-geral da ONU tem intenção de convocar uma reunião de alto nível sobre o ebola no final de mês, que seria realizada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade