PUBLICIDADE

Copas e cozinhas de escritórios apresentam coliformes fecais, diz estudo

24 abr 2013 - 13h05
(atualizado às 13h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Maçanetas de refrigeradores e de outros utensílios, como fornos de micro-ondas, também são contaminadas</p>
Maçanetas de refrigeradores e de outros utensílios, como fornos de micro-ondas, também são contaminadas
Foto: Getty Images

Pesquisas já mostraram que as cozinhas reúnem alguns dos pontos mais sujos da casa. A esponja usada para lavar louças, por exemplo, pode ter mais bactérias do que o assento sanitário.

Pois um estudo sobre as condições de higiene das copas e cozinhas de escritórios mostram que elas também representam riscos à saúde.

O alerta vem de uma pesquisa feita pela Initial Washroom Hygiene, empresa de produtos e serviços em limpeza, que mostra que metade das superfícies desses ambientes está contaminada com coliformes fecais. O mesmo acontece com um quarto dos escorredores usados para a colocação da louça limpa.

Maçanetas de refrigeradores e de outros utensílios, como fornos de micro-ondas, também são contaminadas, assim como botões usados para escolher as funções ou ligar e desligar, em 30% dos casos. O risco de contaminação aparece até nas alças de canecas compartilhadas: mais de 40% delas se mostraram mais sujas do que as maçanetas de banheiros. Com esses números, as cozinhas usadas no trabalho são mais sujas do que a maioria dos banheiros femininos e 75% delas estão contaminadas. 

Para chegar aos resultados, foram coletadas 280 amostras de 70 cozinhas e copas de escritórios na Inglaterra. A pesquisa foi divulgada pelo jornal Daily Mail e, recentemente, outra apontou que uma pessoa doente no ambiente de trabalho pode infectar metade da equipe apenas tocando itens compartilhados na hora do almoço. Esse levantamento feito pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que telefones, computadores, mesas, botões, maçanetas e outros objetos são rapidamente contaminados também. No entando, hábitos simples como lavar as mãos, usar lenços umedecidos ou géis para limpeza das mãos reduzem drasticamente esses riscos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade