PUBLICIDADE

Estresse causa úlcera? Conheça 9 mitos sobre o assunto

4 abr 2013 - 19h01
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Difícil encontrar alguém que não reclame do estresse. O estado foi incorporado como normal para os padrões de comportamento e rotina atuais. Apesar disso, causas, sintomas e tratamentos ainda não bem conhecidos. Devido ao mês nacional da conscientização sobre o estresse nos Estados Unidos, o site The Huffington Post enumera os principais mitos sobre o problema. Confira:

Estresse é um motivador?

Muitos veem o estresse como algo positivo, como fator que poderia incentivar um maior esforço na realização de uma tarefa. Mas Andrew Bernstein, autor do livro The Myth of Stress desmente essa informação e diz que estímulo e engajamento são os reais fatores motivadores. Para ele, estresse é apenas resultado de um redemoinho de emoções negativas. "Se você é bem-sucedido e estressado, está conquistando sucesso apesar do estresse e não por causa dele", explica.

Bebidas ajudam a desestressar?

De acordo com um estudo de 2008, publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, álcool estimula a produção do hormônio do estresse, o cortisol. 

Se não tem sintomas, o estresse não está afetando a vida?

Sintomas podem incluir insônia e ganho de peso, mas pessoas que não sofrem desses problemas podem ainda viver em estado de tensão desfavorável, quadros que estão associados ao aparecimento de doenças cardíacas e de câncer. O estresse ainda aumenta chances de derrames e ataques cardíacos repentinos e pode levar ao aumento de diabetes e colesterol.

Estresse causa úlcera?

Ao contrário do que diz a crença popular, úlceras não são causadas pelo estresse. Aparecem devido à presença de uma bactéria estomacal que causa inflamação na região e também nos intestinos. O estresse apenas pode aumentar níveis de acidez estomacal.

Estresse é inevitável

Especialistas discordam. Dizem que não podemos evitar situações estressantes, mas sim as reações às mesmas. A prática de manter a calma e o discernimento ajudam a controlar os níveis de produção do hormônio cortisol. Prestar atenção aos acontecimentos que levam ao estresse ajuda a preparar mente e corpo para lidar melhor com o problema.

Acontecimentos negativos causam estresse?

Acontecimentos negativos podem levar a pensamentos estressantes, mas o mesmo pode ocorrer com os positivos. Não é o fato em si, mas a resposta emocional ao mesmo. Em geral, qualquer coisa que altere a rotina causa fortes emoções.

Sintomas do estresse são os mesmos para todos?

Assim como diversos fatores podem contribuir para o estresse, ele pode se manifestar em diferentes aspectos físicos e psicológicos. Algumas pessoas podem experimentar dificuldades na digestão, outras podem viver quadros de depressão, apenas para citar alguns exemplos.

Estresse é um atributo das pessoas bem-sucedidas?

A cultura ocidental associa estresse à produtividade. É como se quem não fosse estressado estivesse distante do sucesso. Mas especialistas discordam e afirmam que o estresse não pode ser associado a valor maior, status mais alto. Trabalhar demais diz que algo está errado.

Estresse e ansiedade são a mesma coisa?

Ansiedade é tratada pela medicina como uma desordem mental. O estresse é resultado de um acontecimento ou pensamento que causa aborrecimento ou nervosismo. Já a ansiedade traz medo e mal-estar. O estresse pode se dissipar com o tempo, mas a ansiedade precisa de tratamento. 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade