0

Exercício aeróbico é melhor opção para pessoas com pouco tempo

  • separator
  • comentários

Seu tempo é curto para fazer atividades físicas e você está em dúvida entre exercícios aeróbicos e de resistência? Se a meta é perder peso e eliminar gordura, a melhor opção é o aeróbico, de acordo com um estudo do Centro Médico da Universidade Duke e da Universidade do Leste de Carolina, ambos dos Estados Unidos. Os dados são da publicação Journal of Applied Physiology.

Para emagrecer, os exercícios aeróbicos são os mais indicados
Para emagrecer, os exercícios aeróbicos são os mais indicados
Foto: Getty Images

Os cientistas analisaram 234 mulheres e homens sedentários, com sobrepeso ou obesos e com idades entre 18 e 70 anos. Eles foram divididos em três grupos: treinamento aeróbico, treinamento de resistência e treinamento combinado (aeróbico e resistência). Depois de oito meses, peso, composição corporal, circunferência da cintura, aptidão cardiorrespiratória e força foram comparados.

Os grupos de treinamento aeróbico e treinamento combinado perderam mais peso do que aqueles que fizeram apenas atividades de resistência, que, na verdade, só ganharam mais quilos devido ao aumento da massa magra. A gordura e a circunferência da cintura diminuíram significativamente, com exceção apenas dos participantes que praticaram exercícios de resistência, e a massa magra só não aumentou nos que aproveitaram apenas o treinamento aeróbico.  

"Devido às nossas observações, pode ser a hora de reconsiderar seriamente a sabedoria convencional de que o treinamento de resistência por si só pode levar à perda de peso e de gordura”, disse o pesquisador Leslie H. Willis. “Se aumentar a massa muscular e a força são a meta, então o treinamento de resistência é necessário. Entretanto, a maioria gostaria de eliminar peso e gordura. A melhor opção, nesse caso, dado o tempo limitado para o exercício, é se concentrar no treinamento aeróbico”, concluiu. 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade