PUBLICIDADE

Menopausa pode prejudicar memória, diz estudo

4 jan 2013 - 13h00
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Às mulheres que acabaram de entrar na menopausa, um aviso: é comum apresentar problemas de memória. De acordo com uma pesquisa do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, a dificuldade se acentua um ano após a última menstruação, mas tende a não ser permanente. Os dados são do jornal Daily Mail.

A dificuldade se acentua um ano após a última menstruação, mas tende a não ser permanente
A dificuldade se acentua um ano após a última menstruação, mas tende a não ser permanente
Foto: Getty Images

Os cientistas avaliaram 117 voluntárias que estavam próximas da menopausa ou tinham acabado de passar por ela. Todas realizaram testes que representam tarefas diárias, como focar em algo por um tempo, aprender um número de telefone e fazer uma lista mental de mantimentos que precisa comprar.  

Constatou-se que as que estavam na fase inicial de pós-menopausa tiveram pior desempenho em relação às que ainda não pararam de menstruar ou passaram pela experiência há dois anos. "Embora os níveis hormonais absolutos não possam estar ligados à função cognitiva, é possível que as oscilações que ocorrem durante esse tempo possam desempenhar um papel nos problemas de memória que muitas mulheres experimentam”, disse a cientista Miriam Weber. “Partes do cérebro mais dependentes de estrogênio, que diminui durante a menopausa, são importantes para a memória verbal e velocidade de processamento”, concluiu.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade