0

Sprite pode curar ressaca mais rapidamente, diz pesquisa

Cientistas descobrem que refrigerante de limão aumenta estoque da enzima ALDH, o que acelera o processo da ressaca

8 out 2013
14h08
atualizado às 14h08
  • separator
  • comentários

Exagerou na dose e a ressaca está forte? A solução para diminuir o incômodo mais rápido é beber refrigerante de limão, segundo pesquisa da Universidade Sun Yat-Sem, na China. Os dados são do site Popular Science.

Foto: Getty Images

Para chegar a esta conclusão, os cientistas levaram em conta como o álcool é metabolizado. O etanol é processado pelo corpo em acetaldeído, responsável pela dor de cabeça latejante da ressaca. Depois, o acetaldeído é convertido em acetato, que é inofensivo, e esse processo é controlado pela enzima ALDH. Portanto, para minimizar o tempo que o acetaldeído fica no corpo, nada melhor do que aumentar o estoque da enzima ALDH.

Para descobrir o que poderia acelerar a quantidade da enzima, a equipe testou algumas bebidas diferentes no laboratório. O chá de semente de cânhamo aumentou a atividade da enzima ADH, que converte etanol em acetaldeído, e inibiu a atividade da ALDH. Sendo assim, o acetaldeído fica no corpo por mais tempo. Por outro lado, a Sprite (refrigerante de limão produzido pela The Coca-Cola Company e conhecido na China como Xue bi) apresentou efeito oposto, aumentando a atividade da enzima ALDH.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/calculadora-do-alcool/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/calculadora-do-alcool/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade