Bem-estar

publicidade

Veja 11 maneiras simples de aumentar a energia diária

Pequenas atitudes podem ajudar a ganhar mais disposição
Foto: Getty Images
 
Michelle Achkar

A chegada do calor é desejada nos dias frios, mas quando ele finalmente vem, é comum ouvir reclamações sobre as altas temperaturas e a sensação de falta de energia que ela traz. Dar conta de todos os compromissos da agenda pode ficar ainda mais difícil nessa época. Pois saiba que pequenas atitudes podem ajudar a ganhar mais disposição. O Terra conversou com especialistas sobre o assunto e também reunir dicas publicadas no site Savvy Miss, tiradas do livro 365 Energy Boosters, de Susannah Seton e Sondra Kornblatt. Confira:

Beba muito líquido
Muitas pessoas não bebem líquido o suficiente para equilibrar a perda de suor de atividade física. O corpo precisa de água! É necessário que a pessoa se hidrate o dia inteiro, se possível, diz Lôua Unger, coordenadora técnica do W SPA, no Rio de Janeiro.

Faça pilates
"O pilates aperfeiçoa a respiração e potencializa a capacidade respiratória. A execução de todos os exercícios são sincronizados com a respiração, dando qualidade ao movimento e acalmando o aluno", conta Laura Muniz, professora de pilates do Espaço Lavanda. O exercício pode ser praticado por todas as idades, inclusive grávidas, que podem praticar sem medo. Além do controle da ansiedade, o exercício também ajuda a melhorar a qualidade de vida. "O trabalho do pilates ajuda a controlar a respiração, age com melhorias no sono, cria força, aumenta a flexibilidade, melhora a postura, aumenta a energia, além de ser um exercício que favorece o corpo inteiro, não agindo apenas em um local", completa Laura.

Pense positivo
"Esse é o primeiro passo para abrir a mente e possibilitar que ela se encha de pensamentos bons o que dá disposição imediata para começar a ter mais ânimo e dar mais energia ao corpo", conta Leila Monassa, proprietária do Espaço Lavanda, em São Conrado.

Alterne banhos frios e quentes
É uma técnica conhecida para despertar o corpo rapidamente. Dá um chacoalhão no metabolismo e na circulação sanguínea, aumentando a sensação de energia.

Beba chá verde
Na década passada, muitas pesquisas exploraram os benefícios do chá-verde. Estudos provaram que a bebida tem baixas concentrações de cafeína, apenas um quarto da encontrada no café, e que garante mais disposição física ao corpo. A responsável pela dose extra é a catequina, que estimula os processos químicos no cérebro.

Masque chiclete
Colocar a mandíbula para se movimentar pode ajudar a aumentar a energia. E escolha de preferência as gomas de menta. Estudos apontam que isso estimula a mesma parte do cérebro responsável por fazer uma pessoa despertar pela manhã.

Dê uma boa esfregada no corpo
Esfregar o corpo ajuda a aumentar a circulação, estimulando o fluxo em direção ao cérebro. A dica é fazer isso na região entre a nuca e o pescoço, massageando os músculos longos atrás do pescoço. Faça movimentos para cima e para baixo e depois siga o contorno do crânio até a região das orelhas.

Coma banana
Faça como os jogadores de tênis que fazem da banana sua companheira de quadra, momento em que é necessário repor as energias. Ricas em potássio, também são excelentes fontes de açúcar, ajudando a melhorar a performance por cerca de duas horas. E ainda são fáceis de carregar para qualquer lugar.

Explore sua energia sexual
A prática sexual pode relaxar, energizar, reequilibrar o corpo. Explore seus sentidos para aumentar sua energia.

Sono da realeza
O cansaço e desânimo é sinal de que é preciso recarregar as baterias. "Durma bem, mesmo que seja apenas no seu dia de folga. Para cansaço, nada melhor que descansar de verdade", afirmou Lôua. Durante o sono produzimos o hormônio do crescimento (GH), cuja carência facilita o acúmulo de gordura, deixam os músculos flácidos, os ossos fracos e o corpo sem ânimo.

Não durma demais
É importante descansar, mas isso não significa que vale passar um fim de semana inteiro na cama, a fim de compensar noites mal dormidas. Isso só irá resultar em mais cansaço. Quando o ciclo de sono é alterado em mais de duas horas, os mecanismos de acordar e dormir ficam bagunçados. Tente manter os mesmos horários para ir para a cama e também para sair dela.

Ponto a Ponto Ideias