Bem-estar

publicidade
24 de setembro de 2012 • 13h11 • atualizado às 13h16

Veja os melhores e os piores exercícios para a flexibilidade

Alguns exercícios são responsáveis por ajudar e outros por piorar o corpo quando se trata de flexibilidade
Foto: Getty Images
 

Os tecidos musculares, tendões e ligamentos se tornam menos elásticos com a idade. Por isso, aqueles que se esquecem dos alongamentos ou raramente os fazem correm o risco de perder ainda mais a elasticidade. A boa notícia é que, hoje, sabe-se que alguns exercícios podem melhorar ou piorar o corpo nesse quesito, tornando a busca pela flexibilidade mais fácil. Por isso, o site Health listou o que deve ser feito e o que deve ser evitado. Veja:

Melhores

Ioga: quase todos os movimentos da ioga melhoram a flexibilidade. Uma análise recente de 10 estudos com mais de 500 participantes deu créditos à modalidade e afirmou que ela é boa tanto para a parte superior quanto para a parte inferior do corpo, mesclando força e equilíbrio e favorecendo a perda de peso.

Pilates: além de fortalecer os músculos, o pilates também ajuda na flexibilidade. Um estudo da Universidade de Iowa mostrou que os participantes estavam muito mais próximos de tocarem o chão com as pontas dos dedos depois de dois meses de aulas semanais de pilates.

Dança: você pode se alongar em uma barra de ballet, participar de uma sessão de salsa ou fazer os saltos da zumba. A dança traz benefícios para os braços, ombros, pernas e costas através de uma ampla gama de movimentos. Resultado: você se torna mais ágil.

Piores

Ciclismo: você pode se sentir mais leve depois de uma aula de bicicleta, uma ótima atividade aeróbica. Apesar disso, seus músculos ficam "presos" e seus joelhos tendem a não esticar. Além disso, os quadris não se endireitam e a coluna fica curvada.

Corrida: a corrida é um ótimo exercício para queimar calorias, mas os curtos movimentos repetitivos podem fazer com que os glúteos, pernas e peito fiquem com tendões e músculos com menos elasticidade. Fazer um alongamento antes e depois é chave para sucesso e pode até ajudar você a correr mais.

Terra Terra