PUBLICIDADE

Cientistas criam mapa do cérebro humano mais detalhado da história

21 jun 2013 - 02h46
Compartilhar

Cientistas do Canadá e da Alemanha criaram um mapa do cérebro humano em 3D, o mais detalhado da história, a partir de 7.400 imagens do cérebro de uma mulher de 65 anos, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira na revista "Science".

O mapa, batizado de "Big Brain" (Cérebro Grande - tradução livre), tem resolução 50 vezes maior que de outros modelos anteriores feitos com um scanner tradicional do cérebro, e faz parte do Projeto Europeu do Cérebro Humano, que dedica 1 bilhão de euros (US$ 1,3 bilhão) na pesquisa e tenta desenvolver um modelo do cérebro em computação gráfica.

Seus criadores planejam colocá-lo à disposição do público de forma gratuita através de um site na Internet "CBRAIN", a fim de facilitar o trabalho de pesquisadores de todo o mundo.

O Big Brain mostra os neurônios individuais e as conexões que existem entre elas em um nível de detalhe microscópico que os criadores demoraram 10 anos para alcançar.

O projeto foi iniciado em 2003 por pesquisadores da Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf (Alemanha) e da Universidade McGill em Montreal (Canadá).

A equipe escolheu o cérebro de uma doadora de 65 anos já falecida porque não tinha sinais claros de alguma doença degenerativa e outros danos, explicou à revista o autor do estudo, Katrin Amunts, que trabalha na Universidade de Düsseldorf.

O cérebro foi preservado em formol durante vários meses e depois dividido em 7.400 pedaços extremamente finos, da espessura de um fio de cabelo, pois se fossem mais grossos poderiam ser perdidos alguns detalhes, disse Amunts.

Em seguida, cada uma das 7.400 partes de cérebro foi escaneada, o que levou cerca de mil horas, segundo o investigador.

O coautor do estudo em Montreal, Alan Evans, se encarregou então de reconstruir o cérebro e corrigir os erros e os espaços gerados durante os cortes e teve o suporte de uma rede de especialistas em informática por todo o Canadá.

Amunts quer criar agora outros mapas no estilo do Big Brain com o cérebro de um homem e de uma pessoa mais jovem, a fim de capturar possíveis diferenças relacionadas com o sexo e o desenvolvimento etário, segundo a "Science".

Em paralelo, cientistas dos EUA trabalham em outro mapa do cérebro humano pensado para ajudar na cura de doenças como o Alzheimer e a epilepsia, em uma iniciativa anunciada em abril pelo presidente do país, Barack Obama, e que conta com um investimento inicial de US$ 100 milhões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade