PUBLICIDADE

Cientistas decifram passos na conversão de células adultas por células-tronco

2 mai 2016 - 10h34
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de especialistas decifrou um dos primeiros passos na conversão das células adultas em células-tronco pluripotentes induzidas: a fissão das mitocôndrias, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira pelaa revista "Nature Communications".

A pesquisa liderada por um grupo da Universidade de Valência dá pistas sobre os primeiros momentos da aparição de tumores e permite simplificar a geração deste tipo de células para seu uso na Medicina Regenerativa.

As células-tronco pluripotentes induzidas (células iPS, do inglês induced-Pluripotent Stem Cells) são obtidas no laboratório mediante manipulação genética a partir de células adultas extraídas de um organismo, como as sanguíneas.

A pesquisa não só demonstra que a fissão mitocondrial é um passo essencial para o processo de reprogramação celular mas, além disso, decifra o mecanismo molecular que controla a fragmentação das mitocôndrias e identifica as proteínas envolvidas em executá-lo.

Segundo disse o diretor do estudo, Josema Torres, o trabalho "identificou a fissão mitocondrial como a primeira barreira fisiológica que as células adultas têm que salvar para chegar a ser pluripotentes. Além disso, deciframos o mecanismo molecular que regula este processo de fissão mitocondrial, identificando alvos moleculares para a melhora ou inibição do processo".

Um dos fatos que chama a atenção deste estudo é a similaridade do processo de reprogramação celular com o processo de transformação de células normais em células tumorogênicas por ativação de oncogenes.

"Tanto nossa equipe como outros laboratórios tínhamos observado que tanto as células iPS como as células tumorais têm mitocôndrias pequenas que favorecem seu rápido crescimento", comentou Torres, o que os levou a investigar se a fissão mitocondrial "era importante para a conversão das células adultas em células iPS".

Além deste trabalho abrir a porta para simplificar a geração de células iPS mediante o uso de ativadores da fissão mitocondrial, os pesquisadores apontaram as similitudes entre a reprogramação celular, e a transformação de células sãs por oncogenes.

Este fato faz pensar em que os conhecimentos decifrados neste estudo podem ser muito valiosos para entender os primeiros passos de geração de tumores.EFE

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade