PUBLICIDADE

Colômbia tem 1° recém-nascido com microcefalia causada pelo zika, diz senador

19 jan 2016 - 12h54
Compartilhar
Exibir comentários

O senador e médico colombiano Jorge Ivan Ospina, do partido Aliança Verde, denunciou nesta terça-feira o primeiro caso registrado de uma criança nascida com microcefalia causada pelo zika vírus no país.

"Me informam a infeliz notícia da primeira criança com microcefalia produto do zika na Colômbia. O Ministério (de Saúde) deve confirmar e proceder", escreveu o senador em sua conta no Twitter, embora não precisou o lugar onde do nascimento.

Anteriormente, Ospina pediu ao presidente Juan Manuel Santos que fizesse uma "alocução alertando sobre os riscos do zika e mobilizando a sociedade contra o mosquito" que a transmite.

Além disso, afirmou que o fato de que uma criança "nascer com más-formações" por conta dessa "doença prevenível e informada oportunamente dói na alma".

Até o fechamento de 2015, foram notificados 11.712 casos de zika na Colômbia, dos quais 1.834 eram suspeitos e 297 correspondiam a mulheres em estado de gestação, segundo números do Instituto Nacional de Saúde (INS).

O Ministério da Saúde não confirmou por enquanto o caso de microcefalia causado pelo zika denunciado por Ospina.

O senador de Aliança Verde é muito ativo na denúncia de situações que podem afetar a saúde dos colombianos e no ano passado já alertou sobre o crescimento de casos de chicungunha.

O zika vírus, que é transmitido através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo próprio da chicungunha e da dengue, foi detectado desde outubro passado no país.

O zika não é, em geral, uma doença mortal, mas a incidência em mulheres grávidas durante os primeiros três meses de gestação foi vinculada com casos de microcefalia.EFE

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade