Saúde

publicidade

Conheça as melhores e piores nozes e castanhas para a saúde

Nozes são compostas de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais
Foto: Getty Images
 

As nozes são provas de que bons alimentos podem vir em pequenas embalagens. Compostas de gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais, elas fazem bem para o coração, previnem algumas doenças e auxiliam na dieta.

Claro, não há como negar que nozes são ricas em calorias e devem ser consumidas com moderação. Por isso, o site Health.com listou os benefícios que as diferentes nozes podem trazer para a saúde. Confira a seguir e escolha a melhor para você.

Melhores nozes para a dieta
Todas as sementes são calóricas, mas são fundamentais para a dieta desde que consumidas com moderação. "Sua mistura de ômega 3, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir completo e saciado", explica aporta-voz da Academia de Nutrição e Dietética Judy Caplan.

Para ingerir até 160 calorias destes alimentos, prefira amêndoas (23 unidades, 6 g de proteína e 14 g de gordura), castanha de caju (16 a 18 unidades, 5 g de proteína e 13 g de gordura) e pistaches (49 unidades, 6 g de proteína e 13 g de gordura). Evite sementes embaladas e torradas. Opte pelas cruas e assadas.

Piores nozes para a dieta
A ideia é, claro, fugir das calorias. Por isso, esqueça macadâmias (10 a 12 unidades, 2 g de proteína e 21 g de gordura) e noz-pecã (18 a 20 metades, 3 g de proteína e 20 g de gordura). Cada porção tem mais de 200 calorias, além de ser menos rica em proteínas e conter maior quantidade de gordura.

Melhores nozes para o coração
Embora todas as sementes sejam ricas em gorduras saudáveis, as nozes (14 metades contêm 185 calorias, 18 g de gordura e 4 g de proteínas) têm grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA), que ajuda a prevenir de arritmias cardíacas. Além disso, de acordo com um estudo de 2006, as nozes são tão eficazes quanto o azeite na redução de inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa.

Melhores nozes para o cérebro
Amendoins são ricos em folato, um mineral essencial para o desenvolvimento do cérebro que pode proteger contra o declínio cognitivo. Além disso, amendoins são uma ótima opção para os vegetarianos e mulheres grávidas, que precisam de folato para proteger seus bebês de defeitos congênitos.

Melhores nozes para os homens
A castanha do Brasil contém selênio, um mineral que pode proteger contra câncer de próstata e outras doenças. Mas vale lembrar que uma castanha contém selênio suficiente para um dia inteiro, por isso, é preciso comer com moderação. Uma porção (seis nozes) de castanha do Brasil contém 190 calorias, 19 g de gordura e 4 g de proteínas.

A noz-pecã também é boa para a saúde dos homens, já que contém beta-sitosterol, que ajuda a aliviar os sintomas de aumento da próstata. Uma porção desta semente (18 a 20 metades) contém cerca de 200 calorias, 21 g de gordura e 3 g de proteína.

Melhores nozes para a prevenção de doenças
Relativamente baixa em calorias, amêndoas têm mais cálcio do que as outras nozes. Além disso, são ricas em fibras e vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater inflamações e, previne contra o câncer de pulmão.

Melhores embalagens para nozes
Como as nozes são saborosas e ricas em calorias, é preciso ficar de olho para não perder o controle sempre que consumí-las. Por isso, escolha porções e embalagens contendo de 100 a 200 calorias.

Piores embalagens para nozes
Nozes ajudam a manter a dieta equilibrada e fazem bem para a saúde, mas não exagere. Na hora de fazer um lanche, esqueça as emabagens grandes e sempre fique de olho no rótulo. Para não ingerir mais calorias do que deve, não coma amendoins e pistaches como petiscos.

Melhores nozes para os amantes de chocolate
Em vez de escolher nozes cobertas com uma camada de chocolate e açúcar, prefira opções menos gordurosas, como as nozes polvilhadas com cacau e adoçante. Vale lembrar que tudo o que contém mais açucar que nozes não é saudável e, em excesso, pode aumentar a silhueta.

Melhores nozes doces
Se você gosta de doces, mas quer fugir de alimentos calóricos, deixe de lado as nozes cobertas de açúcar e procure no rótulo as que contêm adoçantes naturais, como o caldo de cana orgânico.

Piores nozes doces
Você já sabe que nozes fazem bem para a saúde, mas é preciso ficar atento aos acompanhamentos. "Não faz sentido comer chocolate só porque contém amendoins", afirma Caplan. Todas as nozes acompanhadas de açúcar, camadas de creme de caramelo e chocolate não trazem benefício nutricional e são muito calóricas.

Melhores nozes salgadas
Se você não tem pressão alta ou nenhuma restrição ao sal, uma porção diária de nozes salgadas não fará mal. Se preferir este tipo de nozes, escolha amendoins levemente salgados, amêndoas e castanha de caju. Além disso, vale olhar o rótulo e ver os ingredientes: algumas marcas contêm menos sal que outras.

Piores nozes salgadas
Se você optar por nozes salgadas, esqueça os sabores picantes e com aroma de churrasco. Isso porque, eles normalmente contêm sódio em excesso. Além disso, troque o amendoim cozido por nozes frescas ou cruas.

Melhor maneira de comer nozes
Além de saber os benefícios das nozes, também é importante prestar atenção nos acompanhamentos. Como as nozes ajudam a retardar a digestão, misture-as em saladas, iogurte sem gordura e leite.

Melhor mistura de nozes
De acordo com o Health Guide da Faculdade de Medicina de Harvard, o ideal é ingerir moderamdamente nozes mistas, de preferência cruas e sem sal para fornecer melhor variedade de nutrientes e antioxidantes.

Terra