PUBLICIDADE

Conheça o hipotireoidismo, a disfunção de Ronaldo

Compartilhar
Fábio Santos

O jogador Ronaldo, ao se despedir do Corinthians e do futebol no início da tarde desta segunda-feira (14), revelou que, além das contusões, sofreu com o ganho de peso e o hipotireoidismo. A disfunção hormonal é caracterizada pela diminuição dos hormônios T3 e T4 e pode atingir homens e mulheres, apesar de a incidência ser maior nas mulheres.

A causa mais frequente da disfunção é a tireoidite autoimune, conhecida por tiroidite de Hashimoto. Os principais sintomas do hipotireoidismo são o desânimo constante e o aumento de peso. Os problemas com a balança enfrentados por Ronaldo surgiram em 2007, quando ele ainda atuava pelo Milan e teve este problema de metabolismo diagnosticado. O hipotireoidismo do chamado "fenômeno" consiste na diminuição da produção de hormônios pela tireoide.

Tratamento

No caso do hipotireoidismo, o tratamento deve começar com a reposição do hormônio conhecido como tireoxina, que a tireoide deixa de produzir. Porém, na maioria dos casos, a doença não regride e os medicamentos devem ser tomados por toda a vida.

Jogador revelou que a disfunção hormonal foi um dos motivos para seu ganho de peso
Jogador revelou que a disfunção hormonal foi um dos motivos para seu ganho de peso
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade