PUBLICIDADE

Cuidados com os olhos devem ser redobrados nos dias de sol

10 jan 2014 - 07h23
(atualizado em 26/2/2014 às 12h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a chegada da estação mais quente do ano, os olhos, ao contrário do que se imagina, podem ser as maiores vítimas dos raios ultravioleta, do mar e da piscina. Isso porque, sem os devidos cuidados, eles podem sofrer com inflamações, catarata e até com a degeneração da retina em casos mais graves.

Ao longo da temporada de calor, a exposição dos olhos ao sol sem qualquer tipo de proteção tem de ser evitada pelos banhistas para que não seja porta de entrada para doenças comuns, como a ceratite, que atinge a córnea, provocando irritação e dor intensa na região. 

Por isso, antes de pegar aquele sol para caprichar no bronzeado, é fundamental investir em óculos escuros, que tenham lentes com fator de proteção 100% para raios UVA e UVB, além de bonés e chapéus que ajudam a complementar o trabalho de blindagem da radiação nos dias mais quentes de verão. 

“Durante essa estação, também é muito importante fugir dos óculos sem filtro que prejudicam os olhos em vez de protegê-los. Tanto que os usuários desse tipo de acessório pirata podem ter uma incidência maior de catarata numa idade precoce”, alerta Andrea Barbosa, oftalmologista e diretora-médica da Clínica de Olhos São Francisco de Assis, do Rio de Janeiro. 

Riscos de inflamações 

Época do ano em que muita gente fica mais ao ar livre, em contato com outras pessoas, e mergulhando em praias e piscinas contaminadas, o verão é a estação mais propícia para a conjuntivite viral, que atinge a membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras, causando ardência, vermelhidão, lacrimejamento, coceira e fotofobia.

O problema, no entanto, pode ser evitado com algumas medidas simples de prevenção. Ao sair do mar ou da piscina, por exemplo, é fundamental usar um colírio lubrificante e não coçar os olhos para afastar o risco de lesões causadas por agentes que estejam na superfície ocular. Além disso, é muito importante evitar ao máximo o uso compartilhado de itens pessoais e locais muito aglomerados.  

Para coibir as inflamações, também convém retirar as lentes de contato antes de mergulhar, pois elas podem ser contaminadas com a sujeira da água, e proteger a região da transpiração com o uso de faixas na testa ou toalhinhas.

Fonte: Agência Hélice
Compartilhar
Publicidade
Publicidade