1 evento ao vivo

De pimenta a chocolate; veja 27 formas de acelerar o metabolismo

23 abr 2013
09h48
atualizado em 29/11/2013 às 17h13
  • separator
  • 0
  • comentários

Pequenos hábitos ou pequenas mudanças neles podem ajudar se o objetivo for aumentar a queima calórica e a perda de gordura. O site Popsugar listou 27 deles. Aprenda:

Beliscar antes de ir para a cama
Não se trata de uma piada. Comer alguma coisa pode de fato acelerar seu metabolismo. Níveis baixos de açúcar no sangue não colaboram para o crescimento muscular, que fazem o metabolismo ser acelerado. Investir em um lanche de 100 a 200 calorias antes de ir para a cama pode ajudar a enxugar alguns quilos.

Desestresse
O estresse tem entre os prejuízos ao corpo a capacidade de desacelerar o metabolismo. Níveis altos prejudicam a habilidade do corpo de queimar calorias. Reserve alguns minutos para respirar ou pratique atividades que ajudem a relaxar.

Faça atividades aeróbicas
Esse tipo de exercício ajuda a manter o metabolismo acelerado. Uma pesquisa aponta que após um treino pesado de 45 minutos, os voluntários continuaram queimando 190 calorias a mais por outras 14 horas após o treino. Segundo o autor do estudo, o médico Davis Nieman, da Appalachian State University, nos Estados Unidos, duas ou três sessões de exercícios vigorosos com a duração de 45 minutos cada por semana promovem a perda de ½ kg a cada duas semanas.

Não pule refeições
Muitos ainda acreditam que simplesmente ficar sem comer ajuda a emagrecer. Mas isso faz o corpo acreditar que não está recebendo nutrientes adequados e a guardar calorias extras quando entrar a próxima quantidade de comida. O ideal é manter o metabolismo funcionando normalmente, ingerindo seis pequenas refeições durante o dia.

Programe a malhação
Exercícios queimam mais calorias e, consequentemente, gordura, mas também mudam o comportamento do organismo, alterando o metabolismo. Portanto, mantenha rotina de malhação.

Tome café da manhã
Após horas sem comer, o corpo precisa de alimento. Pular a refeição faz com que o corpo tenha prejudicada a capacidade de queimar energia e tenta guardar todas as calorias possíveis quando qualquer alimento entrar. E o café da manhã deve ser tomado até após uma hora que a pessoa saiu da cama.

Aposte em exercícios rápidos
Um estudo recente mostrou que atividade intensa e de curta duração, com cerca de 2,5 minutos, pode ajudar a queimar 200 calorias extras ao longo do dia. Portanto, mesmo alguém que não tenha tempo para se dedicar muito à malhação pode se beneficiar dessa dica para perder peso.

Coma grãos integrais
Como são repletos de fibras, ocupam mais espaço no estômago, evitando repetições. Também pedem mais tempo de mastigação, aumentando a queima calórica em 10%.

Mude o ritmo
Manter o mesmo ritmo nas atividades aeróbicas todos os dias não traz tantos resultados como manter intervalos de exercícios mais intensos, que ajudam a queimar mais calorias. Por exemplo, vale mais acelerar por alguns minutos na esteira do que ficar 45 minutos no mesmo ritmo. Intercale caminhadas com corridas para um melhor resultado.

Adicione pimenta caiena
O tempero é um conhecido aliado na aceleração do metabolismo, pois aumenta a temperatura corporal. E uma pequena porção já basta, não é preciso encher o prato.

Treino de força
Os músculos queimam mais gordura corporal, portanto mantenha entre as atividades treinos para ganhar massa muscular. Tente realizar cerca de 120 minutos por semana.

Coma chocolate amargo
Entre os benefícios desse tipo de chocolate está a capacidade de acelerar o metabolismo, devido à presença da cafeína e do antioxidante catequina. Mas mantenha o consumo equilibrado, bastando um quadradinho por dia.

Polvilhe canela
É outro tempero que ajuda a acelerar o metabolismo e que pode ser polvilhado sobre pratos doces ou salgados.

Beba água
A falta do líquido pode fazer o corpo sentir-se cansado e sem vitalidade. Além disso, há estudos que comprovam que tomar de 8 a 12 copos de água por dia ajuda a queimar mais gordura.

Durma bem
Entre os benefícios trazidos por uma boa noite de sono está a capacidade de manter o metabolismo funcionando corretamente.

Coma nozes
São boas fontes de magnésio, substância que ajuda a acelerar um pouco o metabolismo. Mantenha o hábito de petiscar entre as refeições avelãs, nozes, castanhas.

Invista em receitas poderosas
Pratos com alta concentração de fibras ajudam a manter a sensação de saciedade e colaboram na boa manutenção do organismo. Pesquise receitas como sopa de brócolis com pimenta caiena.

Limite o consumo de carboidratos processados
Doces, pães, salgadinhos não fornecem nutrientes ao corpo e ainda fazem o corpo guardar calorias extras com gordura. Prefira carboidratos complexos, como os integrais, e no caso dos lanches, opte por porções de proteínas que fazem o corpo gastar mais energia.

Coma gengibre
É outro alimento que 'aquece' o corpo e acelera temporariamente o organismo. Use em pó em receitas, ou ainda em conserva ou ao natural em sopas, saladas e outras receitas.

Coma iogurte
Uma boa dose de cálcio contida nos laticínios pode ajudar a acelerar o metabolismo. Os melhores resultados são obtidos com as versões magras, sem gordura. A dose diária recomendada de cálcio é de 1.000 mg.

Ingira proteínas magras
A mastigação necessária para engolir um pedaço de proteína é maior do que o esforço pedido para devorar um pote de sorvetes. Apenas isso aumenta em 30% a perda calórica. As proteínas ainda gastam mais calorias para serem digeridas. Ou seja, quanto mais trabalho o corpo tiver, mais energia precisa despender.

Invista em bebidas que aceleram o metabolismo
Os lanches entre as refeições podem ser substituídos por vitaminas repletas de ingredientes com nutrientes essenciais e substâncias antioxidantes. Experimente preparar os chamados smoothies.

Aposte em batatas doces
São boas opções para lanches entre as refeições. Ricas em nutrientes, como vitamina A e antioxidantes, elas contêm ingredientes que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

Saia para caminhar
Pode ser boa opção para ajudar na digestão e ainda colabora na queima de calorias. Estudos mostram que ficar sentado por mais de uma hora reduz em até 90% as enzimas que queimam gorduras no corpo.

Beba chá-verde
De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, beber quatro xícaras de chá por dia ajuda a perder 3 kg em oito semanas. A bebida é rica em catequinas, antioxidante que acelera o metabolismo em até 4%, o que significam 80 calorias a menos por dia.

Aposte nesse molho para salada
Vinagre pode ser o segredo de que sua dieta precisava. Porém, ajuda a ampliar a sensação de saciedade e ainda colabora para queimar mais calorias.

Consuma mais frutas e vegetais
E de preferência, no seus estados naturais. Nessa forma elas pedem mais esforço na mastigação, o que queima mais calorias, faz o cérebro entender que o corpo já não precisa de mais alimentos.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade