PUBLICIDADE

De redes sociais até cigarro: veja 9 gatilhos da depressão

Além de fatores internos, hábitos e ambientes também podem levar uma pessoa a ter a doença

13 nov 2015 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários
 Não se se colocar em primeiro lugar pode levar ao esgotamento e depressão
Não se se colocar em primeiro lugar pode levar ao esgotamento e depressão
Foto: iStock

Para algumas pessoas, o inverno não é apenas desagradável por suas temperaturas baixíssimas. Aproximadamente 10 milhões de americanos sofrem com algum tipo de depressão sazonal, de acordo com o site The Huffington Post.

Siga Terra Estilo no Twitter

Na maioria dos casos, a doença aparece no final do outono e dura até a primavera. Os sintomas ocorrem principalmente em pessoas que moram em estados mais ao norte dos Estados Unidos, que são nublados e o período escuro do dia dura por um tempo maior.

Porém, esse não é o único fator que pode causar uma depressão. Existem outros gatilhos, incluindo hábitos que podem ocasionar a doença. “A depressão vem de diferentes formas. Pode ser leve, e a pessoa continuará funcionando, ou mais severa e debilitante”, explica Josie Znidarsic, da Cleveland Clinic, ao Huffington Post. “Pode acontecer com qualquer pessoa. Não precisa acontecer um trauma terrível para que a depressão apareça e ela não some se ignorada”.

A doença pode também ser acionada por problemas internos, como as químicas do cérebro, hormônios e genética, como descreve o site da Mayo Clinic.

Porém, fatores externos também contribuem para isso. Conheça nove itens que podem culminar em uma depressão:

1. Doenças crônicas

Lidar com doenças crônicas não é apenas fisicamente cansativo, mas também afeta a parte emocional. Pessoas que sofrem, por exemplo, com problemas no coração, diabetes e câncer têm mais chances de ter depressão, de acordo com o Centro de Controle de Doença e Prevenção do governo americano. É importante salientar que cientistas ainda tentam determinar qual problema acarreta no outro, mas de acordo com especialistas, existem tratamentos específicos para lidar com doenças mentais e crônicas ao mesmo tempo.

2. Fumar

Um estudo britânico de 2015 apontou que fumantes têm mais chances de sofrer com ansiedade e depressão. Isso porque o cigarro poderia ser uma fonte de ansiedade por causar sensação de vazio no usuário quando não estivesse fumando. “O ‘relaxamento’ que se consegue fumando não é útil porque é destrutivo para o corpo”, afirma Michael Roizen, da Cleveland Clinic, para o Huffington. “Encontre uma forma de relaxar que não contribua para uma doença. Faça algo que goste, desde exercícios até conversar com os amigos e cozinhar”.

3. Uso excessivo das redes sociais

Uso excessivo das redes sociais pode causar depressão
Uso excessivo das redes sociais pode causar depressão
Foto: iStock

As redes sociais são apenas um pedaço da vida de alguém, não são fidedignas à realidade. Mas não é raro se pegar comparando sua vida com a de outras pessoas. Isso é um processo inconsciente que especialistas chamam de “comparação social” e pode levar à depressão, de acordo com um estudo publicado no Journal of Social and Clinical Psychology.

4. Sua vizinhança

Você mora no campo ou na cidade? Isso pode fazer toda a diferença na saúde mental. Pesquisa aponta que moradores de grandes cidades são mais propensos a desenvolverem doenças mentais, principalmente depressão. Os dados são da Scientific American.

5. Dieta

Aspectos físicos e mentais podem estar atrelados com o que você come. Pesquisa da Mayo Clinic sugere que quem come muita comida processada, açúcar e gordura tem mais chances de desenvolver depressão. Dados de 2008 do Indian Journal of Psychology mostram que a “nutrição pode ter um papel chave nos primeiros sintomas, severidade e duração da depressão”. Mas isso é cíclico. A depressão pode também alterar o apetite e dificultar uma alimentação saudável.

6. Ficar muito tempo sentado

Evite o sedentarismo: exercícios físicos e alimentação equilibrada ajudam a melhorar o humor
Evite o sedentarismo: exercícios físicos e alimentação equilibrada ajudam a melhorar o humor
Foto: Getty Images

O caminho para um corpo e uma mente saudáveis é cuidar da alimentação e realizar atividades físicas. Exercícios podem melhor o humor, de acordo com estudo publicado na American Journal of Preventive Medicine.

7. Noites mal dormidas

Ficar sem dormir não é brincadeira. Não apenas aumenta o risco de doenças crônicas, como problemas no coração, mas também prejudica o lado emocional, como mostram pesquisas. Dormir pouco pode desestabilizar o humor e a depressão interfere no sono, criando um ciclo vicioso.

8. Inflamação no cérebro

Pesquisas recentes apontam que a depressão pode ser causada por neuroinflamações ou por uma resposta natural do cérebro para se proteger. Segundo estudo publicado no JAMA Psychiatry, as inflamações cerebrais eram 30% mais altas em pacientes com depressão.

9. Não se colocar em primeiro lugar

Priorizar os outros e ignorar as próprias necessidades pode causar problemas na saúde mental. Não saber dizer “não” às pessoas e às coisas que lhe fazem mal causa esgotamento e pode culminar em uma depressão. Mas há diversas formas de tratar a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, porque afinal, todos merecem ser saudáveis.

Voluntários criam grupo para ajudar pessoas com depressão:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade