1 evento ao vivo

Chef estrelado perdeu 30 kg com dieta Dukan; veja receitas e depoimentos

Dr. Dukan lança seu terceiro livro no Brasil, com 300 receitas para quem quer seguir o regime. Edição brasileira tem versões de pratos típicos do País feitas sem gordura, açúcar e carboidratos

11 set 2013
10h15
atualizado em 29/11/2013 às 17h28
  • separator
  • comentários

O chef de cozinha francês Roland Chotard tem duas estrelas no famoso guia de restaurantes Michelin. Mesmo assim, sua história não se resume a seus dotes culinários. “Grande glutão”, como ele próprio se define, Chotard não conseguia emagrecer. Quando conheceu a dieta Dukan, ele perdeu 30 quilos. Seu prazer de comer virou o desafio de combinar os 100 ingredientes de consumo liberado.

Como agradecimento, o chef enviou as receitas que criou ao médico francês Pierre Dukan, criador do regime que conquistou mais de 25 milhões pelo mundo, incluindo celebridades como Kate Middleton e Jennifer Lopez. Com as receitas do chef Chotard, mais contribuições de pacientes e usuários, Dr. Dukan lança seu terceiro livro no País: Receitas Dukan – Minha dieta em 300 receitas. A edição nacional conta ainda com 40 pratos especialmente desenvolvidos para o Brasil.

Eliminei 26 kg com a dieta
Reprodução

Já fiz uso de diversos medicamentos, mas o peso sempre voltava, e com juros. O estopim foi com a foto tirada na minha festa de aniversário de 25 anos. Fiquei chocada com o que vi. Estava com 90 kg e, segundo o site Dukan, deveria pesar 68 kg. Confiei e não desisti. No total, com 6 meses de Dukan e a prática de exercícios físicos todos os dias, eliminei 26 kg. Para mim, Dukan não é só uma dieta, já se tornou meu estilo de vida.
Karina O. (depoimento publicado na fanpage da Dieta Dukan Brasil)

O filho de Dr. Dukan, que estuda dietética, testou as receitas de Chopard para quem segue as diferentes fases do regime. Aperitivos, carnes, peixes e até massas, além de mais de 30 sobremesas, surpreendem pela variedade. É bom lembrar que, mesmo com a ajuda de um chef estrelado, as receitas são para um regime que restringe o consumo de carboidratos e, por isso, não levam farinha, açúcar ou gordura. “Durante seis meses, comi com muito prazer e realmente emagreci sem sofrer”, disse o chef ao médico. Nos 11 sites oficiais da dieta e em blogs da internet, os “dukanianos” sentem o mesmo orgulho do chef francês ao compartilhar suas criações com os alimentos liberados e seu sucesso na dieta. Só no site brasileiro, são cerca de 500 receitas.

Os pratos brasileiros não ficam atrás. Carne-louca, carne-seca com jiló, mousse de maracujá e até o mineiro pão-de-queijo são algumas das exclusividades da edição nacional, criadas por Luísa Nadal, colaboradora do método Dukan no Brasil. A carne com berinjela é a receita brasileira do livro preferida do médico: “só de falar me dá água na boca”, conta Dukan. Também foram inseridos ingredientes locais, como carne-seca, jiló e quiabo.

Família brasileira perdeu 61 kg
Luísa começou a desenvolver suas receitas que estão no livro ao fazer ela própria a dieta. Aos 50 anos, ela perdeu 10 kg e mudou não só seus próprios hábitos, como os de toda a família. Seu filho emagreceu 24 kg, a filha, 12 kg e o marido, 15 kg. Tudo resultado da dieta Dukan e de suas receitas. Mas Luísa também atribui boa parte do sucesso do emagrecimento – sem celulite - ao farelo de aveia combinado com água. Ela aconselha a comer o farelo no momento do dia em que a pessoa sentir mais fome, porque a aveia ajuda a dar sensação de saciedade e a eliminar gorduras do corpo. Ao longo desta matéria, você confere mais três depoimentos de brasileiras que também emagreceram com a dieta e mostraram fotos de antes e depois do regime.

Quanto ao peso do chef francês, Dukan conta que acontece de Chopard “se deixar levar”. “Festeja sempre com amigos e gosta muito do bom vinho de Bordeaux e Champagne”, conta o médico. “Porém, ele sempre consegue se recuperar”, afirma Dukan. O próprio criador da dieta conta que após as festas de fim de ano ou férias de verão precisa recorrer ao método para eliminar dois ou três quilos. Mas isso é exceção. Dukan diz que não tem direito de engordar com sua “missão” no mundo: “eu seria ridículo”, disse.

Passei do manequim 42 para o 36
Reprodução

Desde que vim morar na Suíça há 4 anos, comecei a engordar. Quando vi, já estava 20 kg acima do peso. Ao chegar aos 74 kg decidi que precisava fazer algo. Fiz meus cálculos para emagrecer 15 kg. Mas, para minha surpresa, em 4 meses emagreci o total de 20 kg. Passei do manequim 42 para o 36. Fazer dieta, seja ela qual for, não é fácil. Você tem que ter foco, muita vontade de alcançar seu objetivo e, principalmente, estar disposta a mudar hábitos.

Nunca passei fome, só vontade
Reprodução

Engordar devagar é complicado, porque você acha normal 1 kg a mais e tal. Durante dois anos e meio, desde o dia em que conheci meu marido, engordei 16 kg e nem percebi. Tentei várias dietas até conhecer a Dukan. Nunca passei fome, só vontade. Assim eliminei 3 kg em 10 dias, mas no espelho e nas roupas a sensação era de ter perdido mais: fiquei superestimulada. Três meses e meio depois, eram 16 kg a menos e muita disposição!

Aprenda, a seguir, como fazer 8 pratos e doces do livro Receitas Dukan – Minha dieta em 300 receitas.

<p>Panqueca salgada</p>
Panqueca salgada
Foto: Dieta Dukan Brasil / Divulgação

Panquecas salgadas
Ingredientes
Base da panqueca:
2 colheres de sopa de farelo de aveia
1 colher de sopa de farelo de trigo
1 colher de sopa de requeijão cremoso com 0% de gordura
3 ovos, com as claras batidas em neve
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Recheio à escolha:
185g de atum esmigalhado
200g de salmão defumado
150g de presunto sem gordura
150g de carne moída

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes da base da panqueca (menos as claras em neve), até obter uma massa homogênea. Adicione as ervas, o sal e a pimenta-do-reino a gosto.
Em seguida, acrescente o ingrediente do recheio à sua escolha e as claras batidas em neve. Quando a mistura estiver pronta, despeje o conteúdo em uma frigideira aquecida em fogo médio e cozinhe por cerca de 30 minutos, virando com a ajuda de uma espátula e prosseguindo com o cozimento durante mais 5 minutos.

<p>Torta de frango</p>
Torta de frango
Foto: Dieta Dukan Brasil / Divulgação

Torta de frango
Ingredientes
Massa:

2 ovos inteiros
1 iogurte desnatado e sem soro (170 gramas)
4 colheres (sopa) cheias de queijo cottage 0%
4 colheres (sopa) de requeijão cremoso com 0% de gordura
Sal e orégano a gosto
Recheio:
1 peito de frango cozido e desfiado (reserve o caldo)
3 cebolas
2 dentes de alho
Salsinha, cebolinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Opções de recheios:
Atum refogado com pouca cebola
Cubos de queijo frescal e peito de peru
Carne moída refogada

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Para o recheio, refogue as cebolas e o alho com um pouco do caldo de frango (reservado) até amolecerem e ficarem transparentes. Acrescente o frango desfiado e o restante dos temperos e espere o caldo secar. Em uma assadeira, faça uma camada de massa líquida, em seguida acrescente o frango refogado. Depois, faça mais uma camada de massa líquida e, por último, adicione o orégano. Pré-aqueça o forno a 180 graus e deixe assar por aproximadamente 1 hora e 15 minutos.
Receita criada por Luiza Nadal

<p>Muffin de chocolate</p>
Muffin de chocolate
Foto: Dieta Dukan Brasil / Divulgação

Muffin de chocolate
Ingredientes
2 ovos inteiros em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de iogurte desnatado
2 colheres (sopa) de leite desnatado
4 colheres (sopa) cheias de farelo de aveia
4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
3 ou 4 colheres (sopa) de adoçante culinário para forno e fogão
2 colheres (chá) de cacau sem açúcar
1 e 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó

Modo de preparo
Pré aqueça o forno a 180 graus. Bata no mixer os 2 ovos até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o iogurte e o leite desnatado e volte a bater por aproximadamente 2 minutos. Coloque o restante dos ingredientes e bata novamente até a massa ficar lisa e homogenia. Por último, acrescente o fermento em pó e misture bem para que se incorpore à massa. Coloque a massa em forminhas de silicone e leve ao forno por aproximadamente 15 a 20 minutos. Para saber se a massa está cozida, espete um palito no centro do muffin e veja se sai seco.
Receita criada por Luiza Nadal

<p>Carne-louca</p>
Carne-louca
Foto: Dieta Dukan Brasil / Divulgação

Carne-louca
Ingredientes
1 peça de lagarto de tamanho médio
2 cebolas
1 dente de alho
2 tomates
1 pimentão vermelho
Salsinha e cebolinha
Sal e pimenta moída a gosto

Modo de preparo
Coloque a carne para cozinhar na panela de pressão com água até ficar macia e começar a desmanchar. Reserve a água e desfie a carne. Corte as cebolas e o alho. Coloque em uma panela antiaderente com um pouco do caldo reservado até as cebolas ficarem douradas e transparentes. Acrescente os tomates, o pimentão e todos os temperos a seu gosto. Adicione a carne desfiada ao refogado, tampe a panela e deixe cozinhar para que os temperos do refogado se incorporem à carne. Adicione salsinha e cebolinha no final do cozimento.
Receita criada por Luiza Nadal

<p>Pizza Dukan</p>
Pizza Dukan
Foto: Dieta Dukan Brasil / Divulgação

Pizza Dukan Marguerita
Ingredientes
300 ml de leite desnatado
4 colheres (sopa) de queijo cottage com 0% de gordura
2 colheres (sopa) de ricota fresca light
2 colheres (sopa) de requeijão com 0% de gordura
3 gemas
4 claras
Cubos de queijo branco com 0% de gordura sem soro
4 tomates-cereja
Folhas de manjericão
Sal, orégano e temperos a gosto

Modo de preparo
Coloque as gemas e claras na batedeira e bata até obter um creme claro e com maior volume. Com o mixer, bata o leite, o queijo cottage, a ricota e o requeijão. Junte essa mistura ao creme e ajuste os temperos. Coloque a massa em uma forma com fundo removível, acrescente alguns cubos de queijo branco e leve ao forno. Quando a massa já estiver firme e quase pronta, coloque os tomates-cereja e o queijo branco por cima
para não afundar e leve novamente ao forno para terminar o cozimento e gratinar. Coloque as folhas de manjericão fresco na hora de servir.
Receita criada por Luiza Nadal

Lasanha de berinjela à bolonhesa sem gordura



Quibe e rocambole de carne sem farinha e gordura

Faça quibe e rocambole de carne sem gordura


Torta-mousse de chocolate não leva açúcar nem farinha

Torta-mousse de chocolate não leva açúcar nem farinha

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade