Dietas

publicidade

Conheça 30 alimentos que ajudam a manter o corpo em forma

Os alimentos que você consomem podem ajudar a eliminar gordura e ganhar massa magra
Foto: Getty Images

Deixar o corpo em forma, firme e tonificado não é tarefa fácil, mas alguns alimentos podem ajudar. Eles podem não apenas auxiliar na queima de gordura, como no aumento de massa magra. Mas para isso dar certo, além de consumir entre 2200 e 1750 calorias por dia, dependendo do seu objetivo, é preciso se exercitar. Confira a lista organizada pela revista britânica Glamour de 30 alimentos que podem ajudar você a conquistar o corpo dos sonhos:

1. Peito de frango
Se seu objetivo é tonificar e modelar o seu corpo vai precisar alimentar seus músculos. Quanto mais fortes e poderosos forem seus músculos mais calorias você irá queimar, e mais rápido. Por isso, você deve comer entre 15 e 20g de proteína por refeição. Um peito de frango grelhado é ideal, porque é pobre em gordura e rica em proteínas.

2. Carne de peru
A carne escura de peru tem baixa caloria e altos níveis de proteína. Além disso, contém duas vezes mais zinco e riboflavina, que melhoram a aparência, são essenciais para sua energia e ainda melhoram a saúde do seu sistema imunológico.

3. Cavala
Os peixes gordurosos como a cavala, também são nutritivas, pois possuem proteína e baixa caloria. Cheio de ômega 3 e 6, cálcio, selênio, magnésio, potássio, folato, niacina, vitaminas A, B12, C e K. Comer uma porção de cavala três vezes por semana garante um cabelo brilhante e uma pele saudável e tonificada.

4. Salmão
Não é fã de cavala? Coma um filé de salmão grelhado. Igualmente rico em proteína, esse peixe possui gorduras boas e é ótimo para sua saúde.

5. Atum
Este é mais um peixe que não poderia faltar na lista. Rico em proteínas, com poucas calorias, baixo teor de gordura. Seja grelhado ou o bom e velho enlatado, a boa notícia é que o atum deve estar na dieta de quem quer manter o corpo em dia.

6. Camarão
Dentre os frutos do mar o camarão se destaca. Ele ainda é menos calórico do que os peixes e é igualmente rico em proteína. O camarão também é uma fonte de selênio, que faz bem para a pele.

7. Ostra
Além de proteína, as ostras possuem cálcio, zinco, selênio, ferro (essencial para a produção de colágeno) e vitamina A. Isso tudo por menos de 20 calorias por concha.

8. Ovo
Há muitas maneiras de preparar um ovo, que é uma opção versátil para manter os seus músculos em dia. Ele tem baixa caloria e muita proteína grande - basta lembrar que as gemas são bastante ricas em gordura saturada (bem como outros nutrientes, como selênio e zinco). Os ovos brancos são muito mais baixas em gordura, para salvar as gemas para um dia chuvoso de cozimento, e dobra em um ovo branco omelete vez.

9. Carne magra
Não descarte um bom bife. É claro, que ele precisa ser em uma versão mais magra, grelhada ao invés de frito no óleo ou manteiga. A carne fornece proteína e ferro para seus músculos, mas sua ingestão deve ser limitada, pois possui gordura saturada. Então, consuma entre uma e duas vezes por semana.  

10. Queijo cottage
Os produtos lácteos, como queijo, são boas fontes de proteína e cálcio, mas cuidado, pois a maioria deles é rica em gorduras saturadas e deve ter consumo limitado. Porém, o queijo cottage é uma exceção. Ele possui baixo teor calórico e muita proteína. Então, espalhe o produto sobre torradas integrais ou adicione-o à omelete.

11. Tofu
Não se esqueça das proteínas alternativas. Geralmente utilizada como um suplemento, a soja impulsiona a produção de colágeno e tem efeito antienvelhecimento. Na forma do tofu concentra elevados níveis de proteína e baixo teor calórico. Ele será melhor apreciado marinado, cozido ou misturado com outros ingredientes da lista.

12. Espinafre
Você pode até dispensar a alface, mas nunca o espinafre. Ele possui alto teor de ferro e vitamina C, que ajudam a produzir colágeno, importante para manter a pele e os músculos mais jovens. Espinafre é também rico em fibras, e irá mantê-lo satisfeito durante mais tempo.

13. Couve
Como outros vegetais de folhas verdes, a couve está cheia de colágeno, vitaminas e minerais. Tudo isso aliado a baixo nível calórico.

14. Brócolis
O brócolis deve ser consumido na maior frequência possível, pois ele é um dos vegetais mais nutritivos que existem.

15. Beterraba
Legumes vermelhos, como beterraba, contêm uma substância química natural chamada licopeno, um antioxidante poderoso que encoraja a elasticidade da pele através da produção de colágeno. Outro benefício é proteger a pele dos danos do sol. Por isso, é ótimo para esse tipo de dieta.

16. Pimentão vermelho
Essa é outra fonte de licopeno, e claro, ótimo para a produção de colágeno.

17. Tomate
Com pouca gordura e baixa caloria, o tomate é uma boa fonte de fibras e deixará você satisfeito por mais tempo. Por isso, tente incluir pelo menos uma porção de vegetal vermelho e uma de verde por dia.

18. Framboesa
A framboesa é uma fabulosa fonte de antioxidantes, vitaminas que ajudam a rastrear e eliminar toxinas nocivas no organismo.

19. Mirtilo
Assim como a framboesa, o mirtilo contribui para aumentar o colágeno. Como cada punhado contém menos de 100 calorias é uma ótima opção para um lanche no meio do dia.

20. Amêndoa
A amêndoa é rica em vitamina E, que também ajuda na manutenção da pele, cabelos e unhas.

21. Morando
Um punhado de morangos também faz um ótimo lanche para quem quer incentivar a produção de colágeno. Especialmente por que em 16 dessas frutas há apenas 90 calorias.

22. Arroz integral
Para ter energia para se exercitar, construir e fortalecer os músculos nosso corpo também precisa de carboidratos. Mas prefira o arroz integral ao invés do branco. A versão integral possui vitaminas, minerais e proteína, assim é uma ótima opção para ser consumido com outros ingredientes nesta lista.

23. Aveia
Essa é uma ótima fonte de fibras e de energia duradoura. Rosie Huntington-Whiteley simplesmente não teria sua barriga lisa sem aveia.

24. Vinagre de maça
Para conquistar um abdômen tanquinho precisamos nos livrar da retenção de líquidos e do inchaço. O vinagre de maça não é apenas um diurético (o que significa que você faz xixi), mas também um bom anti-inflamatório. Use como molho de salada ou consuma uma colherada na hora das refeições.

25. Semente de girassol
Se você está procurando um lanche que ajude a manter seu corpo em forma e ainda cuide da sua beleza a semente de girassol é a escolha certa. Rica em proteína, vitaminas e fibras, pode ser consumida entre as refeições.

26. Lentilha
Os grãos são superalimentos quando o assunto é esculpir o corpo, pois contêm colágeno, nutrientes, proteínas, hidratos de carbono complexos e fibras. E a lentilha é um ótimo exemplo disso.

27. Feijão
O feijão é outro grão que concentra esses benefícios. Porém, o ideal é fazer seu próprio prato economizando na gordura. Sirva com uma porção de vegetais e arroz integral.

28. Cenoura
Vegetais laranjas como cenouras são cheios de vitamina A, que ajuda a regenerar o colágeno.

29. Batata doce
Esta também é uma ótima fonte de carboidratos lentos, além de ser saborosa.

30. Chá branco
Para fechar você pode optar por uma caneca fumegante de chá branco. Rico em antioxidantes esse chá ajuda a retardar o envelhecimento e ainda tem funções regeneradoras. Consuma de duas a três xícaras por dia.

Terra