publicidade

Detox: conheça a dieta que faz a cabeça das famosas

A atriz é uma das famosas adeptas da dieta
Foto: AgNews
 

Giovanna Antonelli perdeu 4,5 kg devido a uma dieta detox. Demi Moore mantém a silhueta enxutíssima com regimes do tipo e a esguia Gwyneth Paltrow também divulga que adere a esse tipo de alimentação de vez em quando. Mas o que significa e que benefícios pode fazer pelo corpo?

Está acima do peso? Calcule aqui seu IMC
Confira 50 erros que fazem engordar

 
A julgar pela aparência das famosas, as vantagens são várias. "Detoxificação é um termo utilizado na nutrição funcional, quando queremos fazer uma verdadeira ‘limpeza’ no organismo", disse a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa.

O objetivo é a transformação de toxinas em substâncias hidrossolúveis para serem eliminadas por meio da urina, bile, suor, fezes e lágrimas. Entre as substâncias estão agrotóxicos, conservantes e aditivos químicos, excesso de medicamentos e poluição do ar. “Esse processo é necessário para que as substâncias não se acumulem no organismo e promovam efeitos prejudiciais à saúde. A detoxificação ocorre em todas as células, porém principalmente no fígado e no intestino de maneira continua", explicou a especialista, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional.

Segundo a nutricionista Andrea Henrique, que elaborou a dieta de Giovanna Antonelli, os benefícios são a redução de sintomas alérgicos, melhora no aspecto da pele, digestão e circulação mais eficientes, menor retenção de líquido, redução na compulsão por certos alimentos, incluindo doces. Para atingir esse objetivo, o nutricionista elimina da dieta os principais elementos que podem ser prejudiciais. Não existe uma relação única, pois ela vai variar de acordo com cada um.

Em geral, são cortados grupos alimentares, como o dos alimentos com glúten, laticínios, açúcares e gorduras. Todas essas substâncias causam uma sobrecarga das células hepáticas e intestinais dificultando o processo de biotransformação de toxinas em substâncias hidrossolúveis. Além desses alimentos, produtos de origem animal também são retirados por possuírem uma digestão mais lenta", afirmou Andrea.

Apesar de não ser o emagrecimento o objetivo principal, a eliminação de alguns quilos acaba ocorrendo de maneira natural e muitas mulheres recorrem ao regime para emagrecer de forma mais acelerada. Mas o detox dura entre sete e 10 dias, no máximo, e para emagrecer nesse prazo, conta-se com acompanhamento da nutricionista em todas as etapas.

Para o objetivo ser atingido em até 10 dias, há uma restrição calórica, porém as refeições são bem fracionadas, geralmente com intervalos de duas horas, deixando a pessoa confortável com a dieta. O acompanhamento nutricional é essencial durante o detox para que essa pessoa não desenvolva nenhuma carência nutricional devido a restrição de diversos alimentos.  “Após esse período, o nutricionista irá reintroduzir gradualmente os alimentos que foram retirados para que a pessoa tenha um resultado satisfatório e a longo prazo", concluiu Andrea. 

 

Ponto a Ponto Ideias