PUBLICIDADE

Dieta de aveia aumenta em até 60% a perda de peso

Compartilhar

Adeus ano velho, feliz Ano-Novo. Janeiro pode até estar começando, mas se você fez promessas para 2011, é hora de se planejar para cumpri-las. Se sua resolução de ano novo é emagrecer, aí vai uma dica preciosa: de acordo com especialistas, a aveia, mais do que um simples complemento alimentar, é uma grande aliada para a perda de peso.

A conclusão é de uma pesquisa realizada recentemente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Resultados iniciais do estudo mostraram que, quando o cereal é introduzido em uma dieta de baixa caloria, a perda de peso é bem mais significativa: 60% maior.

Segundo a professora Ana Maria Lottenberg, coordenadora do estudo, nos 16 dias da fase inicial, sem qualquer outra mudança no estilo de vida além da dieta, os pacientes que consumiram aveia chegaram a perder cerca de 2,6% do peso corporal. O mesmo não aconteceu com voluntários que, durante o teste, ingeriram uma cápsula semelhante, porém, sem aveia.

"Quando as pessoas ingeriram placebo (comprimido sem aveia), a média foi menor, 1,5%. Esta diferença pode ser explicada pela sensação de saciedade daqueles que comeram o cereal", diz.

A aveia é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que, além de deixar o bolo alimentar por mais tempo no trato digestivo - o que mantém a pessoa satisfeita -, reduz a absorção de gordura e glicose, que são excretadas nas fezes, além de ajudar a baixar o colesterol ruim (LDL).

Segundo Ana Maria, essa fibra, também presente em outros grãos integrais como centeio, cevada e trigo, contribui ainda para a redução do diabetes e doenças cardiovasculares - frequentes em quem sofre de obesidade.

Embora a aveia possa ser utilizada em todas as refeições, é importante restringir a quantidade diária, adverte o estudo. Em excesso, ela pode fazer até mal à saúde.

"Mesmo que a fibra traga muitos benefícios e seja rica em proteína, vitamina E, cálcio e zinco, em excesso ela diminui consideravelmente a absorção de gordura pelo corpo, prejudicando a captação de outros nutrientes", alerta a nutricionista Renata Pigliasco.

Por isso, o recomendado, segundo Renata, são duas colheres de sopa de farelo de flocos grossos por dia. "E para completar a dieta, muita água para ajudar o intestino a funcionar regularmente e não haver prisão de ventre", aconselha a nutricionista.

Confira duas receitas com aveia:

Pudim de aveia

Ingredientes

½ xícara de açúcar

4 ovos

3 colheres de sopa de açúcar

½ xícara de aveia

100 g de polpa congelada de cupuaçu

2 colheres de sopa de margarina

Modo de fazer

Para a calda, despeje o açúcar na fôrma e derreta-o em fogo baixo até que adquira uma cor dourada clara. Adicione 1 xícara de água, aumente o fogo e espere formar uma calda homogênea.

Para o pudim, bata os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Despeje na fôrma onde está a calda. Cubra com papel-alumínio e asse em banho-maria a 180°C.

Biscoito
Ingredientes

1 colher de linhaça

½ xícara de óleo de canola

½ xícara de aveia

3 colheres de ervas aromáticas picadas

1 pitada de sal

Modo de fazer

Hidrate a linhaça em 1 colher de sopa de água. Misture com os ingredientes até formar uma massa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 5 minutos. Com um rolo, abra a massa. Corte os biscoitos e disponha-os em assadeira. Polvilhe por cima aveia e leve ao forno previamente aquecido. Asse por 10 minutos.

A aveia é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que reduz a absorção de gordura e glicose
A aveia é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que reduz a absorção de gordura e glicose
Foto: Getty Images
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade