PUBLICIDADE

Dieta sem carboidrato não pode passar de 7 dias; veja dicas e receitas

5 jul 2013 - 13h20
(atualizado em 25/12/2013 às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pratos com carne branca e legumes ajudam na dieta sem carboidrato</p>
Pratos com carne branca e legumes ajudam na dieta sem carboidrato
Foto: Tadeu Brinelli/Divulgação

Para perder peso, algumas pessoas investem em uma dieta sem carboidratos. Mas fica o alerta: ela só pode ser adotada por períodos curtos, entre cinco e sete dias, segundo a nutricionista Alessandra Paula Nunes, da Clínica Bem Nutrir. Além disso, também são necessários alguns cuidados, como apostar em carnes brancas, leites e derivados (na versão desnatada, light ou zero), aumentar a ingestão de verduras, legumes e água.

Isso porque a retirada completa de carboidratos por longos períodos de tempo pode trazer prejuízos ao organismo, uma vez que a ingestão de proteínas e lipídeos se torna maior. “Excluir totalmente os carboidratos pode levar à fadiga, irritabilidade e perda de concentração”, explicou a nutricionista.

Além disso, fazer a dieta sem carboidrato por mais tempo do que indicado interfere na massa magra. “Com a eliminação dos carboidratos, a pessoa perde peso de forma mais rápida e acentuada, porém, a maior parte dessa perda vem da massa magra, o que a longo prazo diminui o trabalho do metabolismo (o corpo passa a gastar menos energia para manter-se em atividade). Eliminando o carboidrato por um tempo curto, não há prejuízos na massa magra.” 

Atitude certa

Consumir os tipos certos de carboidratos é o segredo para perder peso e se manter magro. A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, recomenda que os carboidratos representem entre 40% a 50% do consumo calórico diário.

<p>É possível comer até sobremesa durante uma dieta para emagrecimento</p>
É possível comer até sobremesa durante uma dieta para emagrecimento
Foto: Getty Images

As apostas certeiras são os carboidratos complexos ou cereais integrais, que são digeridos mais lentamente pelo organismo. Milho, batata-doce, aveia, cevada, trigo, arroz integral e macarrão integral podem e devem ser priorizados, como informou a nutricionista Alessandra.

Na contramão dos pontos positivos estão os carboidratos simples, também conhecidos como refinados. A nutricionista Paula explica que elevam fácil e rapidamente o índice glicêmico e, quanto mais alta é essa taxa, mais acelerada é a queda da glicose no sangue, o que diminui o tempo de saciedade, fazendo a pessoa sentir fome mais vezes ao longo do dia. Portanto, tente evitar açúcar, arroz branco, farinha de trigo refinada.

Receitas

Na galeria, você confere receitas para uma alimentação equilibrada, incluindo substituições de carboidratos refinados e inclusão de carboidratos complexos.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade