publicidade
22 de novembro de 2013 • 11h03

Mulheres ingerem algodão embebido em suco para emagrecer

Especialistas alertam que a prática pode causar asfixia, desnutrição e obstrução do trato intestinal

Engolir algodão é mesma coisa que ingerir uma peça de roupa, alertam médicos
Foto: Getty Images
 

Para emagrecer, algumas pessoas fazem qualquer coisa, por mais estranha e perigosa que seja. A última dessas “loucuras” é ingerir algodão embebido em suco ou smoothie para se sentir satisfeito e não comer mais. Especialistas são totalmente contra a prática, que inclui risco de asfixia, desnutrição e obstrução do trato intestinal. Os dados são do jornal Daily Mail.

Bolas sintéticas de algodão, feitas de fibras de poliéster branqueadas, contêm uma grande quantidade de produtos químicos. “Sua roupa também é feita de poliéster, por isso, engolir uma bola de algodão sintético é como mergulhar a sua camiseta em suco de laranja e comer”, disse Brandi Koskie, editor do site Diets in Review.

Já a obstrução intestinal pode ocorrer devido à formação de bezoar (aglomerado constituído por cabelos ou vegetal, que se forma no estômago e pode migrar para o intestino). “As causas mais comuns de bezoars são engolir matéria que não é digerida, como cabelo ou fibra vegetal. Bolas de algodão certamente poderiam criar problemas similares. Com o tempo, elas podem se acumular e criar vários bloqueios ou obstrução completa. Qualquer uma dessas condições pode ser fatal”, disse o médico Ovidio Bermudez, do Eating Recovery Center, nos Estados Unidos.

<a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/gastrite-maus-habitos/iframe.htm" href="http://saude.terra.com.br/infograficos/gastrite-maus-habitos/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Ponto a Ponto Ideias