PUBLICIDADE

Analgésicos podem reduzir em 15% risco de câncer de pele

29 mai 2012 - 08h54
(atualizado às 09h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo dinamarquês mostrou que o uso regular de analgésicos básicos como aspirina e ibuprofeno podem reduzir os riscos de câncer de pele, em sua manifestação mais comum, em até 15%. Já o melanoma maligno, a manifestação mais fatal da doença, pode ter seu risco reduzido em 13%. As informações são do Daily Mail.

Os cientistas acreditam que os analgésicos inibam a produção de enzimas de tumores
Os cientistas acreditam que os analgésicos inibam a produção de enzimas de tumores
Foto: Getty Images

Os cientistas acreditam que os anti-inflamatórios não esteroides (AINE), como os analgésicos comuns, inibem a produção de enzimas responsáveis pelo crescimento de tumores. Ao todo foram 200 mil pacientes analisados entre 1991 e 2009.

O pesquisador Sigrún Alba Jóhannesdóttir, que conduziu o estudo, diz esperar que esse potencial de prevenção contra o câncer inspire outras pesquisas e seja levado em conta quando se for discutir prós e contras do uso de AINEs.

No entanto, Hazel Nunn, do Cancer Research UK, alerta para não se levar o estudo como justificativa para o uso de analgésicos. "Os dados da pesquisa levam em conta pacientes aos quais foi prescrito o uso de analgésicos - mas não houve controle se realmente tomaram as doses recomendadas".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade