PUBLICIDADE

Botox pode ajudar no tratamento de câncer de próstata

Injeções de toxina botulínica também podem aliviar sintomas de homens com hiperplasia prostática benigna e mulheres com dor miofascial pélvica

12 nov 2013 - 11h29
(atualizado às 11h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Especialistas acreditam que o botox age bloqueando o efeito dos nervos que alimentam o tumor</p>
Especialistas acreditam que o botox age bloqueando o efeito dos nervos que alimentam o tumor
Foto: Getty Images

O botox é famoso na área estética para suavizar rugas e marcas de expressão. Agora, acredita-se que possa ajudar no tratamento de câncer de próstata, de acordo com cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Os dados são do jornal Daily Mail. 

A pesquisa conta com 15 homens que terão de passar por prostatectomia radical (cirurgia para remover a próstata). Metade da glândula dos pacientes recebeu injeção de botox e, a outra, de solução salina. Após a cirurgia, as células cancerosas serão comparadas para medir os efeitos do botox. 

Os primeiros resultados de três voluntários mostram que o tumor do lado que recebeu a toxina botulínica encolheu significativamente. Os especialistas acreditam que o botox age bloqueando o efeito dos nervos e, portanto, possa ser usado nas terminações que abastecem os tumores.

O botox também tem se mostrado benéfico no tratamento de hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata relacionado à idade). Estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descobriu que 75% dos homens que tiveram a subtância injetada relataram alívio de seus sintomas. A teoria é que relaxa os nervos e músculos da próstata, aliviando a pressão sobre a uretra, o que torna o fluxo urinário mais fácil.

O item também pode reduzir sintomas de síndrome de dor miofascial pélvica (dor pélvica crônica) em mulheres. Segundo a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, 79,3% das voluntárias experimentaram melhora na dor após uma injeção, isso por que o Botox reduziria a pressão nos músculos do assoalho pélvico. 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade