0

Café pode aumentar risco de perda de visão, diz estudo

  • separator
  • comentários

Um novo estudo americano publicado no Investigative Ophthalmology & Visual Science sugere que o consumo excessivo de cafeína aumenta o risco de perda de visão e cegueira. De acordo com a pesquisa, o café está associado com o desenvolvimento de síndrome de esfoliação, a principal causa de glaucoma secundário no mundo.

Segundo um estudo americano, o consumo excessivo de café com cafeína está ligado a um risco maior de desenvolvimento de glaucoma
Segundo um estudo americano, o consumo excessivo de café com cafeína está ligado a um risco maior de desenvolvimento de glaucoma
Foto: Getty Images

"As populações escandinavas apresentam as maiores frequências de síndrome de esfoliação e glaucoma. Como eles também têm o maior consumo de café (cafeinado) do mundo, e nosso grupo de pesquisa já havia descoberto uma relação entre a ingestão de cafeína e o glaucoma primário, realizamos esse estudo para avaliar se esse consumo também aumentava o risco de síndrome de esfoliação", disse o autor, Jae Hee Kang. A pesquisa acompanhou 78.977 mulheres e 41.202 homens, acima de 40 anos.

Apesar da ligação encontrada entre o café e os casos de glaucoma, os pesquisadores não encontraram associações com o consumo de outros produtos com cafeína, como refrigerantes, chá, chocolate ou café descafeinado. Os resultados também mostraram que as mulheres com histórico familiar de glaucoma são as que correm maior risco.

Segundo Jae Hee Kang, o estudo representa um grande esforço para entender as causas da síndrome de esfoliação, ainda pouco conhecidas. "Esta é a primeira pesquisa a avaliar essa associação em uma população dos EUA. Então, esses resultados são muito importantes para mostrar que o café com cafeína pode ser um fator de risco. O estudo também pode levar a investigações de outras questões ligadas à dieta e ao estilo de vida que podem interferir na doença”, afirmou o pesquisador.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade