2 eventos ao vivo

Câncer: radioterapia pode ser mais eficiente do que retirada dos seios

  • separator
  • comentários

Estudo da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, aponta que não realizar a mastectomia (retirada total das mamas) pode aumentar as chances de sobrevivência a um câncer de mama. As informações são do jornal inglês Daily Mail .

Manter os seios pode aumentar a chance de sobrevivência ao câncer em até 19%
Manter os seios pode aumentar a chance de sobrevivência ao câncer em até 19%
Foto: Getty Images
Mulheres acima dos 50 anos que optam por retirar apenas o tumor, e com acompanhamento de radioterapia por 5 ou 6 semanas, têm cerca de 19% mais de chances de superar a doença.
A pesquisa, publicada no jornal Cancer , foi feita com os dados de 112.154 mulheres diagnosticadas com câncer de mama entre 1994 e 2004. As mulheres que preservaram as mamas tiveram 13% mais chances de sobreviver à doença. No entanto, em mulheres de mais de 50 anos, essas chances aumentaram para 19%, em comparação às que realizaram a mastectomia.
Outro resultado aponta que mulheres de todas as idades que não retiraram as mamas tiveram um quinto mais de chance de não morrer de outras causas, como doenças do coração.
O estudo considerou apenas o câncer de mama nos estágios I ou II, não os em estágios já avançados.
Os especialistas acreditam que a radioterapia é mais efetiva no combate às células cancerígenas do que a remoção dos seios.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade