PUBLICIDADE

Casos de enxaqueca aumentam um terço durante tempestades

Compartilhar
Exibir comentários

Dor de cabeça pode ter vários motivos, como má alimentação, estresse e falta de sono. Mas cientistas descobriram que os raios também podem agravar esse quadro, principalmente para pessoas que sofrem com enxaqueca. As informações são do Daily Mail.

Dores de cabeça e enxaquecas aumentaram 30% quando há tempestade
Dores de cabeça e enxaquecas aumentaram 30% quando há tempestade
Foto: Getty Images

A descoberta pode ajudar esses pacientes a prever ataques levando em consideração as previsões do tempo. Segundo o professor Vincent Martin, que liderou o estudo, as ondas eletromagnéticas emitidas por um raio podem desencadear dores de cabeça. Além disso, eles aumentam os poluentes do ar, como ozônio, que podem causar o desconforto.

A pesquisa realizada nos Estados Unidos contou com voluntários que sofriam de enxaquecas frequentes. Eles foram avaliados por um período que durou entre três e seis meses. A distância dos raios e a intensidade da corrente também foram registradas.

Os resultados publicados na revista médica Cephalalgia mostram que dores de cabeça e enxaquecas aumentaram 30% quando há tempestade.

“Nós usamos fórmulas matemáticas para determinar se o relâmpago em si foi a causa da enxaqueca mais constante ou se o problema poderia ser atribuído a outros fatores climáticos, como trovões. Mesmo assim, nossos resultados mostraram que a enxaqueca aumenta quando há raios, mesmo considerando outros fatores meteorológicos”, disse Martin, da University of Cincinnati.

Ainda assim, Martin alerta que novos estudos são necessários para definir com maior precisão a influencia de relâmpagos e trovoadas para dores de cabeça.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade