1 evento ao vivo

Chinês quase fica cego por usar celular demais no escuro

Médicos alertam que uso exagerado de tablets e celulares tem aumentado casos de deslocamento de retina entre os jovens

3 jun 2014
16h03
  • separator
  • comentários

Um chinês de 26 anos correu o risco de ficar cego depois de forçar os olhos ao usar demais o smartphone para mandar mensagens de celular no escuro durante a noite. Ele foi diagnosticado com deslocamento de retina e teve que passar por uma cirurgia de emergência, já que o tratamento apropriado é o melhor caminho para evitar a cegueira. As informações são do site inglês Daily Mail.

Problemas de visão aumentaram entre jovens desde o surgimento dos celulares e tablets, alertam especialistas
Problemas de visão aumentaram entre jovens desde o surgimento dos celulares e tablets, alertam especialistas
Foto: Getty Images

A retina, que é sensível à luz e se comunica com o nervo óptico, se desloca quando começa a se afastar dos vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes ao olho. O problema não é raro, pelo contrário, é até "comum", mas em idosos com idades entre 50 e 70 anos, e não em adultos jovens. Aliás, os médicos têm se preocupado com o aumento da condição entre pessoas mais novas e elegem o uso demasiado do celular como o culpado.

David Allamby, fundador da Focus Clinics, concluiu que houve um aumento de 35% no número de pessoas com miopia avançada desde a popularização dos celulares, em 1997.

Apesar do caso do chinês ser extremo, os especialistas explicam que a luz emitida pelo celular e por tablets causa uma pressão desnecessária aos olhos, principalmente quando usado no escuro. "Nossos olhos evoluíram para uma visão tridimensional. Mas acabamos forçando-os demais para focar e encontrar uma imagem 3D em uma tela 2D", explica Andrea Thau, oftalmologista de Nova York.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade