»

 Cientistas indicam alimentos que evitam cálculos renais

Reduzir o consumo de oxalato também ajuda na prevenção dos cálculos. Ele está no espinafre, chocolate, beterraba, oleaginosas etc Foto: Getty Images

Alimentos com oxalato, como o chocolate, podem causar pedras nos rins
Foto: Getty Images

Quem sofre com cálculos renais sabe que não há nada pior do que uma cólica causada por elas, ou mesmo a dor de expeli-las naturalmente. Como o número de pessoas com o problema tem aumentado significativamente, em teoria por causa do avanço do sobrepeso, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, deram algumas dicas para se livrar do mal.

Os estudiosos, no entanto, deixaram um alerta àqueles que sofrem com as pedras nos rins: uma vez que teve o problema, há grandes chances de reincidência. Por isso, este é um dos motivos a mais para seguir as dicas dos especialistas.

Fluidos em ordem: as pedras se formam por causa da concentração de alguns minerais na urina, que se transformam em cristais. Aumentar a ingestão de bebidas - em especial de água - torna a urina mais fluida e reduz a concentração destes minerais.

Comer mais cálcio: embora o cálcio seja o maior componente da maioria das pedras nos rins, não se deve evitar sua ingestão. Na verdade, muitas pedras são feitas da combinação de cálcio e oxalato, mas se há bastante cálcio na dieta, ele se liga ao oxalato no intestino, impedindo que a substância vá para urina e forme os cálculos. Boas fontes de cálcio são laticínios desnatados, vegetais folhosos verde escuros e peixes como salmão.

Reconsiderar os suplementos de cálcio: um estudo conduzido pela equipe de enfermaria da universidade descobriu que mulheres na menopausa que tomavam suplementos do mineral tinham 20% mais chances de ter pedras nos rins do que as que não o faziam. Uma das explicações é que o cálcio em pílulas tem um efeito diferente no organismo do que o que vem pela alimentação, já que pela comida, o cálcio chega ao intestino junto do oxalato, interferindo na sua absorção.

Moderar o consumo de sódio: dietas com pouco sódio diminuem a excreção de cálcio e oxalato.

Moderar o consumo de proteínas: elas podem aumentar a excreção de oxalato e cálcio, mas dietas altamente proteicas podem reduzir os níveis de substâncias inibidoras de pedras na urina.

Moderar a ingestão de oxalato: alguns fatores dietéticos podem influenciar diretamente na formação dos cálculos e a alta ingestão de oxalato pode, ocasionalmente, ser um deles. Alimentos ricos na substância são espinafre, chocolate, oleaginosas, beterraba etc.

Terra
  1. Aumentar a ingestão de líquidos - em especial de água - favorece a fluidez da urina, evitando a concentração de minerais que formam cristais.  Foto: Getty Images

    Aumentar a ingestão de líquidos - em especial de água - favorece a fluidez da urina, evitando a concentração de minerais que formam cristais.

    Foto: Getty Images

  2. Pouco consumo de sódio reduz a excreção de cálcio e oxalato Foto: Getty Images

    Pouco consumo de sódio reduz a excreção de cálcio e oxalato

    Foto: Getty Images

  3. Dietas altamente proteicas reduzem os níveis substâncias inibidoras de pedras nos rins na urina Foto: Getty Images

    Dietas altamente proteicas reduzem os níveis substâncias inibidoras de pedras nos rins na urina

    Foto: Getty Images

  4. Dietas ricas em cálcio evitam que o oxalato vá para a urina, se transformando em pedras. Boas fontes são laticínios desnatados, salmão e verduras verde escuras Foto: Getty Images

    Dietas ricas em cálcio evitam que o oxalato vá para a urina, se transformando em pedras. Boas fontes são laticínios desnatados, salmão e verduras verde escuras

    Foto: Getty Images

  5. Reduzir o consumo de oxalato também ajuda na prevenção dos cálculos. Ele está no espinafre, chocolate, beterraba, oleaginosas etc Foto: Getty Images

    Reduzir o consumo de oxalato também ajuda na prevenção dos cálculos. Ele está no espinafre, chocolate, beterraba, oleaginosas etc

    Foto: Getty Images

  6. Suplementos de cálcio devem ser reconsiderados porque podem induzir a formação de cálculos, já que não chegam ao intestino junto do oxalato, comprometendo sua absorção Foto: Getty Images

    Suplementos de cálcio devem ser reconsiderados porque podem induzir a formação de cálculos, já que não chegam ao intestino junto do oxalato, comprometendo sua absorção

    Foto: Getty Images