PUBLICIDADE

Fumar mais de 20 cigarros por dia triplica chance de hemorragia

Compartilhar
Exibir comentários

A lista de males causados pelo cigarro não para de crescer. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, fumar mais de 20 cigarros por dia quase triplica as chances de sofrer hemorragia cerebral. As informações são do jornal Daily Mail.

De acordo com estudo, o tabagismo leva a mudanças permanentes na estrutura das paredes das artérias
De acordo com estudo, o tabagismo leva a mudanças permanentes na estrutura das paredes das artérias
Foto: Getty Images
 
 
Os cientistas analisaram 426 casos de hemorragia subaracnoide (HSA) e compararam os dados com os de 426 pessoas de idade e sexo semelhantes que não passaram pelo problema. Após excluir outros fatores de risco, como ingestão de sal em excesso, peso e histórico familiar de diabetes, os fumantes pesados tinham, em média, 2,84 vezes mais risco de sofrer hemorragia cerebral que os não-fumantes.
 
Abandonar o vício por ao menos cinco anos reduziu drasticamente a probabilidade global para 59%. Mas quem lançava mão de mais 20 cigarros por dia ainda se mostrou 2,3 vezes mais propenso que aqueles que nunca haviam fumado. A explicação é que o tabagismo leva a mudanças permanentes na estrutura das paredes das artérias, que podem ser mais pronunciadas em fumantes pesados.
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade