1 evento ao vivo

Fumo passivo na infância aumenta risco de AVC na vida adulta

5 mar 2014
14h20
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Os efeitos do fumo passivo são ainda piores em crianças
Os efeitos do fumo passivo são ainda piores em crianças
Foto: Shutterstock

Se você fuma e não se importa com as consequências que o hábito pode trazer ao seu corpo, talvez esteja na hora de pensar na saúde dos seus filhos.

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Tasmania, na Austrália, o fumo passivo pode levar ao espessamento das paredes das artérias das crianças, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral na vida adulta. Isso acontece porque o excesso de fumaça adiciona 3,3 anos à idade dos vasos sanguíneos das crianças. Os dados são do jornal Daily Mail.  

O estudo envolveu 2.401 voluntários da Finlândia e 1.375 da Austrália, com idade entre 3 e 18 anos. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre o tabagismo dos pais e usaram o ultrassom para medir a espessura das paredes das artérias quando atingissem a vida adulta.

Constatou-se que a camada íntima-média da carótida na fase adulta média era 0,015 milímetro mais espessa naqueles que foram expostos à fumaça de ambos os pais fumantes em relação àqueles cujos pais não fumavam. “Nosso estudo mostra que a exposição ao fumo passivo na infância causa um dano direto e irreversível à estrutura das artérias. Nós vimos que o efeito era apenas aparente com os dois pais fumantes, devido à maior dose total de fumaça a que essas crianças foram expostas. Podemos especular que o comportamento de um único fumante adulto em uma casa é diferente. Por exemplo, o pai que fuma pode fazê-lo fora, longe da família, reduzindo assim o nível de tabagismo passivo”, afirmou a cientista Seana Gall.

<a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/maconha-alcool-crack-drogas/iframe.htm" href="http://saude.terra.com.br/infograficos/maconha-alcool-crack-drogas/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Veja também:

Passo a passo para manter a saúde bucal em dia
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade