PUBLICIDADE

Incontinência urinária causa depressão em mulheres com menos 65 anos

15 jun 2013 - 19h37
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulheres têm que abrir mão de atividades por causa do problema
Mulheres têm que abrir mão de atividades por causa do problema
Foto: Getty Images

Mulheres com idades entre 43 e 65 anos são mais propensas a sofrer depressão por problemas de saúde comuns, como incontinência urinária, descobriu uma pesquisa da Universidade de Adelaide. Segundo o pesquisador Jodie Avery, as mulheres até 65 anos foram mais prováveis a ficarem deprimidas com o problema do que as com idades entre 65 e 89 anos. 

Jodie explicou que a autoestima das mulheres mais jovens tende a ser duramente atingida pela incontinência urinária, enquanto as mulheres mais velhas são mais resistentes e aceitam a condição. Questões-chave para as mais jovens, como vida sexual, familiar, esportes e lazer, são afetadas pela doença. 

No auge da vida, a pesquisadora disse que as mulheres com incontinência costumam reclamar que não podem mais ir à academia, passear ou dançar sem se preocupar com o problema. A incontinência urinária atinge cerca de 35% da população feminina e a principal causa é a gravidez.

"Nossos estudos mostram que 20% da população incontinente têm depressão”, disse Jodie. Os doentes são resistentes a pedir ajuda, mas o aconselhamento é importante. A incontinência urinária, por vezes, pode ser curada com uma operação. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade