0

Jogar videogame a noite toda pode aumentar risco de diabetes

1 out 2012
11h24
atualizado às 11h24
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Adolescentes que passam a noite toda jogando videogame podem estar aumentando suas chances de desenvolver diabetes, segundo especialistas. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Pittsburgh, divulgada pelo jornal Daily Mail, sugere que dormir mais pode ajudar adolescentes a diminuir o nível de resistência à insulina e reduz as chances de desenvolver uma condição potencialmente letal.

Segundo pesquisa, o tempo de sono de adolescentes tem relação cos os níveis de resistência à insulina
Segundo pesquisa, o tempo de sono de adolescentes tem relação cos os níveis de resistência à insulina
Foto: Getty Images

“Altos níveis de resistência à insulina podem levar ao desenvolvimento de diabetes. Descobrimos que se adolescentes que normalmente têm seis horas de sono por noite dormissem uma hora a mais poderiam diminuir a resistência à insulina em 9%”, explicou Karen Mattews, líder do estudo.

A pesquisa divulgada na revista Sleep de outubro, monitorou os padrões de sono e os níveis de resistência à insulina de 245 adolescentes saudáveis. Os resultados mostraram que maior resistência à insulina está associada com menos tempo de sono, independentemente de outros fatores, como raça, gênero, idade, circunferência da cintura e índice de massa corporal.

O estudo afirma ser o primeiro a mostrar uma relação entre o sono mais curto e resistência à insulina independente da obesidade. A pesquisa foi publicada menos de uma semana após outro estudo da Universidade de Copenhague mostrar que a diabetes pode ser causada por bactérias no intestino. De acordo com esta pesquisa a detecção desse alto nível de bactérias poderia levar a um diagnóstico mais rápido.

O número de pacientes com diabetes tipo 2, aquela que se desenvolve durante a vida adulta e está ligada à obesidade, vem crescendo rapidamente. Segundo o estudo realizado na Dinamarca, esse tipo de paciente apresenta um ambiente bacteriano hostil em seu intestino, o que pode aumentar a resistência a diferentes medicamentos.

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade