PUBLICIDADE

Menopausa antes dos 46 anos torna mulher mais propensa a ataques cardíacos

29 jun 2012 - 20h40
(atualizado às 20h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Menopausa antes dos 46 anos pode trazer problemas. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Alabama, dos Estados Unidos, as mulheres que enfrentam essa situação passam a ter duas vezes mais chances de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Os dados são do jornal Daily Mail.

Os cientistas constataram que 23 participantes com menopausa precoce e 27 do outro grupo sofreram ataques cardíacos ou paradas cardíacas ou morreram de patologias do coração
Os cientistas constataram que 23 participantes com menopausa precoce e 27 do outro grupo sofreram ataques cardíacos ou paradas cardíacas ou morreram de patologias do coração
Foto: Getty Images

O levantamento avaliou 2509 americanas sem doença cardiovascular, que foram acompanhadas por cinco anos. Cerca de 700 (28%) pararam de menstruar antes dos 46, sendo que a média de idade para entrar na menopausa é 51. Os cientistas constataram que 3,3% das participantes com menopausa precoce sofreram paradas ou ataques cardíacos ou morreram de patologias do coração. Enquanto isso, apenas 1,5% do grupo que não parou de menstruar de forma precoce tiveram problemas coronarianos. Além disso, 2,6% das mulheres com menopausa antes dos 46 tiveram um AVC, em comparação com 1% do outro grupo.

Não está claro por que a menopausa precoce pode estar ligada a enfermidades cardiovasculares. Alguns pesquisadores teorizam que seja por conta da queda do estrogênio, mas um estudo sobre reposição hormonal foi interrompido porque as voluntárias mostraram maior risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

“Pode ser uma associação genética, em que os genes que estão relacionados com a função ovariana também podem estar associados com doença cardiovascular”, disse a autora principal, Melissa Wellons.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade