PUBLICIDADE

Mulheres não fazem autoexame das mamas por medo, diz estudo

Compartilhar
Exibir comentários

Medo e falta de informação. É essa combinação de fatores que faz com que as mulheres não realizem o autoexame nos seios, para detectar possíveis alterações que possam indicar aparecimento de câncer de mama.

Uma em cada 2 mil mulheres será diagnosticada com câncer de mama por volta dos 29 anos
Uma em cada 2 mil mulheres será diagnosticada com câncer de mama por volta dos 29 anos
Foto: Getty Images

Confira o mapa do câncer no Brasil

Um terço delas não realiza o exame, que se resume ao apalpamento da região, pois se dizem com medo de encontrar algo diferente. E mais da metade não mantém uma rotina de exames, pois dizem não saber ao certo o que deve ser feito.

O levantamento foi feito pela Universidade de Exeter, da Inglaterra, patrocinada pela Avon, e publicado pelo site Female First. Foram investigados os hábitos de 2 mil mulheres que afirmaram que fariam o exame se ele estivesse integrado às rotinas de cuidados comuns.

A pesquisadora Janet Reibstein, que chefiou a pesquisa, afirmou que as mulheres deveriam começar a fazer os autoexames por volta dos 13 anos. "As verificações precisam começar cedo. Uma jovem mulher não apenas está começando a conhecer seu corpo, mas está num estágio no qual estabelece hábitos que vão seguir pela vida", disse.

Uma em cada 2 mil mulheres será diagnosticada com câncer de mama por volta dos 29 anos. Perto dos 60 anos, a ocorrência sobe para uma em cada 22 mulheres. O autoexame deve ser realizado mensalmente e é importante verificar a presença de nódulos, mudanças na textura da pele, vermelhidão, alterações nos mamilos ou secreções nos mesmos.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade