PUBLICIDADE

Pessoas casadas têm 20% mais chance de cura do câncer, diz pesquisa

Cientistas descobriram ainda que pessoas casadas têm 17% menos chances de verem a doença de espalhar pelo corpo

25 set 2013 - 07h39
(atualizado às 07h39)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Médicos dizem que benefícios do casamento superam o da quimioterapia nos casos de câncer na próstata, mama, colorretal, esôfago e de cabeça ou pescoço</p>
Médicos dizem que benefícios do casamento superam o da quimioterapia nos casos de câncer na próstata, mama, colorretal, esôfago e de cabeça ou pescoço
Foto: Getty Images

Homens e mulheres que vivem fortes relacionamentos amorosos têm 20% mais chances de sobreviverem ao cancêr do que uma pessoa solteira. Um estudo do Dana-Farber Cancer Institute and Brigham descobriu ainda que metade dos casos de pacientes com câncer que participaram da pesquisa mostraram ter mais benefícios do casamento do que quimioterapia. As informações são do Daily Mail.

Os pesquisadores disseram que ter um marido ou uma mulher atenciosos facilita o descobrimento da doença mais cedo, já que eles percebem sintomas e insistem para que o parceiro vá ao médico. "Se você tem um amigo, um amor ou alguém amado que está com câncer, você potencialmente fará uma grande diferença no tratamento indo com ele ao médico e ajudando a esclarecer o diagnóstico. Estar ao lado da pessoa em todos os momentos do tratamento fará uma real diferença na cura dela", afirma Paul Nguyen, oncologista responsável pelo estudo.

A pesquisa analisou 734.800 pacientes que descobriram a doença entre 2004 e 2008 e descobriu que os homens casados têm 23% mais chance de combaterem o câncer, comparado com 16% das mulheres. O estudo mostrou ainda que as melhores taxas de sobrevivência são nos casos de tumores na cabeça e pescoço, além do linfoma não-Hodgkin. Um dos motivos seria que pacientes casados têm mais chances de terem o tratamento adequado além de completarem toda a programação proposta pelos médicos.

Outro dado contabilizado é que as pessoas felizes nos casamentos têm 17% menos chances de verem o câncer espalhar  - um dos motivos seria, mais uma vez, que juntos identificam o avançar da doença mais fácil e procuram o tratamento mais adequado.

Os benefícios do casamento superam o da quimioterapia nos casos de câncer na próstata, mama, colorretal, esôfago e de cabeça ou pescoço. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade