PUBLICIDADE

Pílulas para dormir podem ajudar a memória, diz pesquisa

Compartilhar
Exibir comentários
<p>De acordo com especialistas, este tipo de remédio melhora o mecanismo que ajuda o cérebro a construir recordações</p>
De acordo com especialistas, este tipo de remédio melhora o mecanismo que ajuda o cérebro a construir recordações
Foto: Getty Images

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia aponta que remédios usados para tratar distúrbios do sono podem ajudar a melhorar a memória. Um time de pesquisadores identificou que drogas à base de zolpidem melhoram o mecanismo que ajuda o cérebro a construir recordações.

Segundo o estudo, a ideia não é apenas indicar o uso de remédios, cuja prescrição é contestada em outros estudos (incluindo dados que mostram que pode afetar a memória), mas apontar caminhos para novas descobertas que poderiam ajudar pacientes que sofrem de demência, esquizofrenia e Alzheimer, por exemplo.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado a relação entre o sono e a consolidação da memória, que acontece no hipocampo. E esse estudo aponta que o zolpidem melhora esse processo. "É a primeira vez que se mostra que é possível manipular o sono para melhorar a memória. Remédios para dormir podem ser ferramentas poderosas para ajustar o sono para tratar alguns problemas", disse Sara Mednick, psicóloga da Universidade, ao jornal Daily Mail.

A pesquisa é controversa já que outros estudos recentes associaram remédios para dormir com aumento no risco de desenvolvimento de quadros de demência.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade