0

Refrigerante pode fazer adolescentes ficarem agressivos

Um novo estudo nos EUA descobriu que jovens foram significativamente mais propensos a ser violentos e a carregar armas, quando existia o consumo regular de refrigerante. As informações são do

Pesquisas anteriores mostraram que a má nutrição provoca comportamento anti-social
Pesquisas anteriores mostraram que a má nutrição provoca comportamento anti-social
Foto: Getty Images

Daily Mail

.

A pesquisa mostrou que aqueles que bebiam mais de cinco latas por dia eram mais propensos a se envolver em agressões violentas. A bebida foi associada a um aumento entre 9% e 15% da agressividade.

Os pesquisadores ainda estão incertos se a ligação é causal. É possível que a agressividade influencie nos hábitos alimentares, ou seja, por ter um comportamento violento, eles preferem tomar refrigerante. No entanto, pesquisas anteriores sugerem que a má nutrição provoca comportamento anti-social.

Os pesquisadores analisaram 1.878 adolescentes, entre 14 e 18 anos, de 22 escolas estaduais em Boston. O consumo doário de até quatro latas foi considerado "baixo", já cinco ou mais foi classificado como "alto". Cerca de um em cada três alunos se enquadraram na categoria "alto".

Os jovens foram perguntados se tinham sido violentos contra colegas, um irmão ou irmã, ou um parceiro, e se eles haviam carregado uma arma ou uma faca, no ano anterior.

Cerca de 23% dos que consumiam nenhuma ou uma lata carregaram armas em 2010, contra 43% dos que consumiam 14 ou mais latas de refrigerante. A proporção de violência contra um parceiro de namoro subiu de 15% - entre os que consumiam pouco a bebida - para 27%. Agressão contra colegas passou de 35% - entre os classificados como "baixo", para 58% dos considerados "altos".

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade