Doenças e Tratamentos

publicidade
12 de junho de 2013 • 16h34 • atualizado às 17h45

Saiba o que podem significar manchas na pele de Nicole, de 'Amor à Vida'

Manchas que apareceram no pescoço da personagem de Marina Ruy Barbosa podem ser câncer e metástase

Nicole (Marina Ruy Barbosa) esconde as manchas em seu pescoço com lenços; a personagem passou por biópsia em episódio desta terça-feira (11)
Foto: Divulgação

Na novela Amor à Vida, manchas apareceram na pele perfeita de Nicole, personagem de Marina Ruy Barbosa. No capítulo da última terça-feira (11), a ruiva se submeteu a uma biópsia para saber do que se tratam e, segundo informações da emissora, na próxima terça-feira (18), receberá a confirmação de que tem uma doença grave e que lhe restam apenas seis meses de vida.

Quando aparecem manchas no corpo sem um motivo conhecido, é recomendável ficar de olho, pois podem ser um sinal de alerta para o diagnóstico positivo de algum tipo de câncer. É comum pensar que manchas no corpo indicariam um câncer primário de pele, o que é verdadeiro, mas há outras possibilidades. Segundo o dermatologista Carlos Barcaui, especialista em oncologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro, esse tipo de sintoma pode indicar também que está ocorrendo uma metástase para a pele de um tumor em outra parte do corpo.

O especialista, que também é professor de Dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que é preciso fazer primeiramente a distinção entre os tumores primários de pele que se divide em três. O melanoma, que se origina de uma pinta que muda de forma, cor e diâmetro, é o mais grave, provoca metástases, porém o menos prevalente, com 4% dos cânceres de pele. O carcinoma espinocelular, que aparece em peles sadias ou comprometidas por feridas que não cicatrizam, também provoca metástases e representa de 20% a 25% dos cânceres de pele. Já o carcinoma basocelular é o mais comum, porém com o maior índice de cura, acometendo indíviduos de pele clara, mais vulnerárveis à radiação ultravioleta, que pode causar este tipo de câncer.

Eliminados os tumores de pele, as manchas podem ser sintoma de outros tumores malignos. "Às vezes, a primeira manifestação de câncer em qualquer parte do corpo são as manchas na pele", afirma o médico. Por essa razão, segundo ele, é preciso procurar um especialista logo que se nota esse sintoma para diagnosticar corretamente as causas e tratar. É bom lembrar que, quanto mais precoce o início do tratamento de câncer, maiores as chances de cura. 

Crianças têm ajuda de super-heróis na luta contra câncerClique no link para iniciar o vídeo
Crianças têm ajuda de super-heróis na luta contra câncer
Ponto a Ponto Ideias