PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Menino descobre tumor através de dor na cabeça; saiba como

24 nov 2012 - 17h27
(atualizado às 18h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Tornou-se um cenário clássico: Você tem uma dor de cabeça e, depois de pesquisar, você descobre que uma dor de cabeça pode ser um sinal de um tumor cerebral. Se você correr para a emergência de um hospital desconfiado de que tem um tumor ou algo muito sério, as chances de que você está paranoico são grandes. Mas, às vezes, você pode estar certo.

John foi inicialmente diagnosticado com desidratação, mas descobriu ter um tumor canceroso
John foi inicialmente diagnosticado com desidratação, mas descobriu ter um tumor canceroso
Foto: Reprodução

Isso é o que aconteceu com Debbie Tonich quando a dor de cabeça de seu filho John, foi inicialmente diagnosticada como desidratação, mas acabou por ser um tumor canceroso. Neste caso, a intuição da mãe valeu a pena. "Eu acho que salvou sua vida", disse Debbie. As informações são da CNN.

História de John 

Um domingo de fevereiro, John Tonich, um estudante do segundo ano do ensino médio, começou a ter dores de cabeça curtas. "Elas duravam 10 segundos", lembra John. "Eu tinha três ou quatro delas por dia", acrescentou.

No início seus pais acharam que era uma concussão, uma vez que John  tinha sido atirado no chão durante uma atividade de luta. Dois dias depois, quando as dores de cabeça não iam embora, eles levaram John  para o médico da família, em Parma Heights, Ohio. Ele foi diagnosticado com desidratação, o que fez sentido para a família, já que John  tinha diminuído a quantidade de água ingerida para entrar numa categoria de peso mais baixo antes da luta. Ela tirou um pouco de sangue de John e disse para beber Gatorade.

Dois dias depois, na manhã de quinta-feira, as dores de cabeça desapareceram, mas John estava se sentindo enjoado. Debbie o levou de volta para o médico e perguntou se ele poderia ter uma concussão, enquanto John perguntou em voz alta se ele poderia ter um aneurisma. Mesmo assim, o médico disse que poderia ser algum problema de estômago que estava causando isso. "Enquanto estávamos indo embora, a médica nos entregou uma receita para uma tomografia computadorizada.

Tumor no pior lugar possível

No dia seguinte, depois da segunda visita ao médico, John mandou da escola uma mensagem para Debbie dizendo que se sentiu tonto. Ela o pegou e foi direto para a sala de emergência.

John fez uma tomografia computadorizada e, em seguida, uma ressonância magnética. "O médico chegou e disse a John  que ele tinha o pior câncer possível, no pior lugar possível e teria um ano de vida. Ou dois, no máximo", disse seu pai, Joe. "Chegamos a pensar que ele saiu com uma sentença de morte", acrescentou.

John foi imediatamente de ambulância para a Clínica Cleveland, onde descobriu que a situação não era tão terrível quanto o médico deixou a entender. Ele tinha um meduloblastoma, um tumor diagnosticado em cerca de mil pessoas a cada ano, de acordo com a Associação Americana de Tumor Cerebral.

Dr. Tanya Tekautz, médica de John  e co-diretora do Programa de Pediatria do tumor cerebral na Clínica Cleveland, disse que 50 a 60% das crianças com o mesmo tipo de meduloblastoma ainda estão vivas, cinco anos após o diagnóstico.

A família de John  disse que o cirurgião conseguiu remover todo o tumor, e agora ele está esperando para receber a quimioterapia.

Debbie disse que a doença de seu filho não parecia uma gripe. "Primeiro as dores de cabeça apareceram e sumiram, em seguida surgiu a náusea e a tontura. Isso não fazia sentido.

Dores de cabeça geralmente não são os tumores cerebrais

É claro, a história de John  é altamente incomum, e a grande maioria das pessoas que têm dores de cabeça não têm tumores cerebrais. "Cerca de 99% das vezes, uma dor de cabeça não é câncer," disse o Dr. Gene Barnett, diretor do Brain Tumor and Neuro-Oncology Center, que trata de adultos na Clínica Cleveland. "Pode ser estresse, uma enxaqueca, sinusite ou algo que não seja grave."

Para cada 4 mil crianças que têm dores de cabeça, uma vai ter um tumor no cérebro, de acordo com o Dr. Santiago Medina, co-diretor do Departamento de Radiologia da Divisão de Neurorradiologia do Hospital Infantil de Miami.

Claro, não há nenhuma maneira simples de saber se a sua dor de cabeça é um tumor cerebral, mas os médicos têm algumas bandeiras vermelhas. Antes de lê-los, existem alguns pontos importantes para se lembrar. De 50% a 60% de todas as pessoas com tumores cerebrais não têm dores de cabeça em toda ela.

Primeiro sinal: se você não costuma ter dores de cabeça, ou se este é um tipo diferente de dor de cabeça do que você normalmente tem, poderia ser um sinal de alerta.

Segundo sinal: Suas dores de cabeça são acompanhadas de outros sintomas. Raramente existe um paciente com tumor cerebral cujo único sintoma seja uma dor de cabeça. Na maioria das vezes, a pessoa também tem outra coisa, tais como náuseas, tonturas ou vómitos. Às vezes, os sinais são ainda mais óbvios, como convulsões, dificuldade para falar, fraqueza nos membros ou problemas com a visão periférica.

Terceiro sinal: sua dor de cabeça começa normalmente quando você acorda. Normalmente, quando alguém tem um tumor no cérebro, as dores de cabeça começam na parte da manhã, muitas vezes acompanhada de náuseas e vômitos, mas ficando melhoram durante o dia.

Quarto sinal: se suas dores de cabeça pioram ao longo de um período de dias, semanas ou meses, pode ser um sinal de alerta.

Quinto sinal: você pode não ter nenhum desses sinais e ainda ter um tumor no cérebro. Se a sua voz interior, ou a voz interior do seu médico, diz que algo está seriamente errado, escute. "Diretrizes são apenas diretrizes", disse Medina.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade