0

Sintomas de câncer e infarto são diferentes em homens e mulheres

15 jun 2013
08h48
atualizado às 08h49
  • separator
  • 0
  • comentários

Quando se trata de doença, homens e mulheres realmente reagem de forma diferente, segundo pesquisadores italianos. Segundo eles, existem cinco áreas com diferenças significativas de sintomas entre os sexos. Quando homens têm ataque cardíaco, dor no peito que irradia para o braço esquerdo é o sintoma mais normal, já as mulheres apresentam náuseas e dores abdominais. As informações são do Daily Mail.

Enquanto homens apresentam dores no peito como sintoma de infarto, mulheres costumam ter náuseas e dores abdominais, segundo estudo
Enquanto homens apresentam dores no peito como sintoma de infarto, mulheres costumam ter náuseas e dores abdominais, segundo estudo
Foto: Getty Images

O líder do estudo, o professor Giovannella Baggio, do Hospital Universitário Pádua, disse que as mulheres muitas vezes não recebem o tratamento adequado ao exibir estes sintomas."Nossa pesquisa destaca evidências de consideráveis diferenças entre os sexos em doenças cardiovasculares, câncer, doenças do fígado e osteoporose”, disse ele. O estudo foi realizado nos últimos 40 anos com pacientes masculinos.

"Embora os ataques cardíacos nas mulheres sejam mais graves e complicados, elas muitas vezes não recebem os procedimentos de análise necessários, como um eletrocardiograma, testes de diagnóstico de enzimas ou angiografia coronária", criticou o médico.

O estudo, publicado na revista Química Clínica e Medicina Laboratorial, destacou também como o câncer de colo atinge as mulheres muito mais tarde na vida do que os homens e os tumores aparecem em diferentes áreas. Também há respostas diferentes entre os sexos à quimioterapia.

Quando se trata do fígado, as mulheres são muito mais propensas do que os homens a chegar à cirrose biliar primária e hepatite crônica C, por causa de hormônios femininos. Já a osteoporose, como ocorre principalmente em mulheres, é muitas vezes esquecida nos homens, levando a um maior número de fraturas ósseas.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade