2 eventos ao vivo

Sistema imunológico das mulheres é mais forte que dos homens

Segundo especialistas, a testosterona seria a responsável por enfraquecer o sistema imunológico masculino

27 ago 2013
13h36
atualizado às 13h36
  • separator
  • 0
  • comentários

A ideia geral de que as mulheres são mais resistentes do que os homens já encontrou diversas explicações científicas. O jornal inglês Daily Mail reuniu algumas, partindo de uma recente, realizada pela Universidade de Jena, na Alemanha, que mostra mais diferenças entre o organismo masculino e feminino. Veja as principais descobertas feitas nos últimos anos.

<p>As mulheres respondem mais rapidamente a vacinas do que os homens</p>
As mulheres respondem mais rapidamente a vacinas do que os homens
Foto: Getty Images

- "É sabido que as mulheres têm melhor sistema imunológico", diz Peter Johnson, diretor da Cancer Research UK.

- As mulheres são mais resistentes a tipos de câncer, como os de pele, chamados melanomas. Nos homens, o organismo tem mais dificuldade de combater células que estão se transformando em cancerígenas e de impedir a doença de se espalhar.

- Segundo especialistas, a testosterona seria a responsável por enfraquecer o sistema imunológico. Pesquisa realizada pela Clinica Mayo, dos Estados Unidos, comprovou que reduzir os níveis do hormônio ajudou a melhorar as defesas do organismo.

- Estudos também demonstram que menos testosterona no organismo ajuda o corpo a se recuperar de terapias agressivas, como a quimioterapia. Uma das entidades que divulgou pesquisa sobre o assunto foi o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em 2011.

- As mulheres respondem mais rapidamente a vacinas do que os homens.

- Homens têm mais chances de desenvolver câncer de estômago e o estrógeno é um dos mecanismos de defesa do organismo feminino.

- Um sistema imunológico robusto, no entanto, deixa as mulheres mais vulneráveis a doenças autoimunes, como diabetes, esclerose múltipla e artrite.

- Todas essas doenças autoimunes são decorrentes de tipos de inflamações, provocadas por proteínas produzidas em quantidade duas vezes maior nas mulheres do que nos homens. A descoberta vem da Universidade de Jena, na Alemanha.

- Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Chicago aponta que as mulheres também estão mais expostas a doenças autoimunes devido à presença de bactérias no intestino. Até a puberdade, homens e mulheres teriam o mesmo tipo de bactérias no órgão, mas após a fase os hormônios sexuais mudariam a natureza dos seres encontrados no corpo.

- Pesquisa japonesa mostrou que as células responsáveis pela manutenção do sistema imunológico decaem mais rapidamente nos homens do que nas mulheres, à medida que envelhecemos.

- Estudos da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Queen Mary University, de Londres, mostram que o estrogênio protege as mulheres contra infecções virais.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade