PUBLICIDADE

Teste de esteira pode apontar risco de morrer em 10 anos

Fórmula leva em conta frequência cardíaca, gasto de energia e idade em teste de esteira com velocidade e inclinação crescentes

3 mar 2015 - 12h56
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Quais são as chances de você morrer nos próximos 10 anos? A resposta dessa pergunta pode estar em um simples teste de esteira. Apelidado de FIT Treadmill Score, ele foi criado por cardiologistas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os dados são do jornal Daily Mail.    

Siga Terra Estilo no Twitter

Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou dados de 58.020 pessoas, entre 18 e 96 anos, que foram submetidas a testes ergométricos padrão entre 1991 e 2009 para a avaliação da dor no peito, falta de ar, desmaios ou vertigens. Fora isso, rastreou como muitos dos participantes dentro de cada nível de condicionamento físico morreram durante a década seguinte. Os resultados revelam que, entre as pessoas da mesma idade e sexo, o nível de condicionamento físico medido por METs (indicador de quanto o corpo gasta energia durante o exercício) e freqüência cardíaca máxima atingida durante o exercício foram os maiores indicadores de risco de morte.

O processo envolve a execução em segmentos de três minutos em uma esteira com velocidade e inclinação crescentes. As notas variaram de -200 a 200, sendo que pacientes que marcaram 100 ou mais tiveram um risco de 2% de morrer nos próximos 10 anos, enquanto que aqueles com pontuação entre zero e 100 enfrentaram uma chance de 3%. O risco de pessoas com pontuação entre - 100 e zero foi de 11% e, com pontuações mais baixas do que – 100, 38%.

“A noção de que estar em boa forma física prenuncia menor risco de morte não é nova. Mas nós queríamos quantificar esse risco precisamente por idade, sexo e nível de condicionamento físico, e fazê-lo com uma equação elegantemente simples que não requer testes sofisticados adicionais além do teste de estresse padrão”, explicou o pesquisador principal Haitham Ahmed.

Cálculos

O teste consiste nas seguintes etapas de três minutos cada:

Fase 1 - 1,7 mph / 10 % de inclinação / 5 METs

Fase 2 - 2,5 mph / 12 % de inclinação / 7 METs

Fase 3 - 3,4 mph / 14 % de inclinação / 10 METs

Fase 4 - 4,2 mph / 16 % de inclinação / 13 METs

Fase 5 -5,0 mph / 18 % de inclinação / 15 METs

Fase 6 -5,5 mph / 20 % de inclinação / 18 METs

Fase 7 -5,5 mph / 22 % de inclinação / 20 METs

É necessário anotar o ritmo cardíaco em cada fase. Depois, deve-se colocar os dados na seguinte fórmula:  (12 x METs) + (% da frequência cardíaca máxima prevista) - (4 x idade) + 43, se for mulher. A frequência cardíaca máxima prevista é calculada como 220 – idade, sendo que a frequência atingida durante o exercício deve ser dividida pela máxima prevista.

Escolha o melhor tênis de corrida Escolha o melhor tênis de corrida

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade