0

Vacina promete fim do vício em cigarro; pneumologista faz alerta

  • separator
  • comentários

Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram uma vacina que bloqueia a ação da nicotina no organismo. No experimento, por enquanto testado em camundongos, o indivíduo vacinado recebe anticorpos que o impedem de sentir prazer ao fumar, já que eles bloqueariam a entrada da nicotina no cérebro. As informações são do Daily Mail.

A vacina desenvolvida pelos pesquisadores americanos tem a intenção de evitar que jovens comecem a fumar
A vacina desenvolvida pelos pesquisadores americanos tem a intenção de evitar que jovens comecem a fumar
Foto: Getty Images

Durante a investigação, os ratos vacinados receberam doses de nicotina, porém, os anticorpos impediram que 85% delas chegassem ao cérebro, sem que houvesse prejuízos comportamentais. Uma das intenções da pesquisas é evitar o surgimento de novos fumantes, principalmente os mais jovens.

Irma de Godoy, pneumologista da  Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, diz que ainda não é possível afirmar que a eficiência da descoberta, já que não garante que a quantidade de anticorpos produzidos seja suficiente para impedir a chegada da nicotina ao cérebro.

“Na verdade, a nicotina não é só dependência física, mas é também comportamental. Não se pode garantir que a pessoa vá parar de fumar só por isso. O tratamento tem que ter outras abordagens associadas”, completa a especialista brasileira.

A pesquisa está em estágio inicial e deve demorar ao menos 5 anos para chegar ao mercado.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade