0

Equador já contabiliza 135 contagiados por zika vírus e 217 casos suspeitos

20 mai 2016
18h06
  • separator
  • comentários

Um total de 135 pessoas, nove delas grávidas, estão contagiadas pelo vírus da zika no Equador, segundo um relatório emitido nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, que acrescenta que há 217 casos suspeitos.

O maior número de contagiados foi registrado em Manabí (48) e Esmeraldas (20), as províncias mais afetadas pelo terremoto de magnitude 7,8 que atingiu várias zonas do litoral norte do país andino no último dia 16 de abril.

De acordo com o boletim do ministério, 21 dos 135 casos confirmados são importados, sendo que 19 apresentam antecedentes de viagem à Colômbia e dois à Venezuela.

Além disso, nove grávidas estão contagiadas pelo zika vírus, duas delas no primeiro trimestre de gestação, cinco no segundo e duas no terceiro.

O vírus da zika circula atualmente em grande parte dos países da América Latina e do Caribe e, apesar de causar sintomas leves na maioria dos infectados, o grande temor tem a ver com sua provável relação com casos de microcefalia e a síndrome neurológica de Guillain-Barré.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade