PUBLICIDADE

Espanha comprova mais dois casos de zika vírus; uma vítima está grávida

4 fev 2016 - 15h28
Compartilhar
Exibir comentários

Duas mulheres foram diagnosticadas nesta quinta-feira na Espanha com o zika vírus, uma delas grávida de entre 13 e 14 semanas e que viajou recentemente à Colômbia, o que representa o primeiro caso no país de uma gestante afetada.

A grávida, residente em Barcelona (nordeste) e sobre quem as autoridades não deram mais dados para conservar sua intimidade, está sob controle assistencial, mas não internada em um hospital, informou o departamento de Saúde da região da Catalunha.

A outra mulher, de 25 anos e de Madri, também não foi internada e está em sua casa após ter sido atendida em um hospital da capital.

Este último caso é o primeiro registrado na Comunidade (região) de Madri.

O conselheiro da comunidade Autônoma de Madri, Jesús Sánchez Martos, afirmou que "a situação não é alarmante em absoluto" e que a doença é "benigna e com sintomas muito frágeis".

No total são oito os casos de infectados na Espanha: três na Catalunha (norte), dois em Múrcia (leste), dois em Castela e Leão (centro) e um em Madri.

Até agora só tinham sido registrados casos esporádicos em países da África e Ásia, mas durante a última década o vírus se expandiu a países sul-americanos produzindo surtos epidêmicos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na segunda-feira passada que os casos de microcefalia e de desordens neurológicas surgidos no Brasil constituem uma emergência sanitária de alcance internacional.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade